Resumo

Título do Artigo

OS DISCURSOS DAS PESQUISAS SOBRE LIDERANÇA E PSICOLOGIA POSITIVA
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Palavras Chave

Liderança
Psicologia Positiva
Discursos

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Bruna Manuela Adriano
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Curso de Administração
2 - Aulina Judith Folle Esper
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC
3 - Cristiano Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
4 - Vanderleia de Paula Biavati
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - PSICOLOGIA

Reumo

A conexão dos estudos da liderança com a psicologia positiva é um fenômeno recente, que vem ocorrendo sob diferentes perspectivas. Alguns pesquisadores têm integrado a psicologia positiva em abordagens consolidadas, como a liderança carismática e a transformacional (Rajah, Song, & Arvey, 2011), enquanto outros propõem novas abordagens, como a liderança autêntica (Avolio & Gardner, 2005) e positiva (Cameron, 2012). O presente artigo busca compreender quais são os discursos que têm orientado as pesquisas que relacionaram a liderança com resultados positivos para os indivíduos e as organizações.
O problema que orientou o estudo foi o seguinte: quais discursos têm orientado as pesquisas que relacionaram a liderança com resultados positivos para os indivíduos e para a s organizações? Já o objetivo da pesquisa foi compreender os discursos das pesquisas sobre liderança e resultados positivos para os indivíduos e para as organizações, a partir de uma revisão integrativa da literatura.
Os trabalhos de Burrell e Morgan (1979) e de Morgan (1980) aprofundaram o debate sobre os paradigmas nas pesquisas organizacionais. As pesquisas organizacionais foram divididas em quatro paradigmas: funcionalista; radical-humanista; interpretativo e radical-estruturalista. Essa discussão foi ampliada por Clegg e Hardy (1999) que propuseram a substituição do conceito de paradigmas por discursos. Baseado no conceito de discursos, Deetz (1996) propôs a revisão dos quadrantes de Burrell e Morgan. Para os autores, os discursos são os seguintes: dialógico, crítico, funcionalista e interpretativo.
A revisão sistemática é um método de revisão da literatura desenvolvido com o objetivo de responder a um problema específico, valendo-se de métodos explícitos e sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente os estudos sobre uma determinada temática (Rother, 2007). A revisão integrativa, tipo de revisão sistemática, utilizada neste estudo, pode conter literatura teórica ou empírica, qualitativa ou quantitativa, a depender do propósito da pesquisa. Como guia para a elaboração desta pesquisa utilizou-se o modelo proposto por Botelho, Cunha e Macedo (2011).
Os resultados obtidos nesta pesquisa demonstram que, em sua grande maioria, as pesquisas que integram liderança e psicologia positiva estão fundamentadas em um discurso funcionalista. Este resultado está alinhado com os de outros pesquisadores que demonstram que as pesquisas em liderança são marcadas por um discurso predominantemente funcionalista e pelo uso de métodos quantitativos (Deetz, 1996; Bryman, 2004; Mabey, 2013). Dos 48 artigos selecionados 46 deles se pautaram no discurso funcionalista, um no interpretativo e outro no crítico.
Estes resultados indicam o excessivo enfoque performático das pesquisas sobre liderança e psicologia positiva. As emoções, valores e sentimentos positivos têm sido consideradas mais como aspectos que conduzem à produtividade do grupo e a maiores resultados para as organizações, do que como meios para o alcance de melhores condições de vida no trabalho. Não foram encontrados estudos que abordem mais de um discurso, tratando-se de uma oportunidade para as futuras pesquisas. Outra oportunidade envolve a elaboração de mais investigações qualitativas e mistas.
Burrell, G. & Morgan, G. (1979). Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann Educational Books. Botelho, L. L. R., Cunha, C. J. C. A., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, 5(11), p. 121-136. Clegg, S. R., & Hardy, C. (Eds.). (1999). Studying organization: theory and method. London, United Kingdon: Sage. Deetz, S. (1996). Describing differences in approaches to organization science: rethinking Burrell and Morgan and their legacy. Organization Science, 7(2), 191-207.