Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÕES DOS STAKEHOLDERS EM RELAÇÃO AO TURISMO NA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO
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Palavras Chave

Stakeholders
Percepções
Turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Kambou Sie Kevin
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
3 - Benny Kramer Costa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
4 - Samara de Carvalho Pedro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
5 - André Torres Urdan
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Adminstração

Reumo

A percepção dos stakeholders vem sendo estudada por diversos autores por permitir uma compreensão mais clara das atitudes e dos interesses das partes interessadas. Os grupos de stakeholders que vem sendo estudados no turismo são: residentes, turistas, empresários e funcionários públicos (Goeldner & Ritchie, 2003). Ao longo deste século, tem-se observado muitos estudos que versam sobre o tema. Wickens (2004), estudou a percepção dos visitantes repetitivos da Grécia. Outros autores estudaram a percepção com foco no patrimônio. Neste contexto também houve estudos comparando diferentes percepções.
Diante do quadro exposto, pode-se destacar a seguinte questão de pesquisa que norteia este artigo: quais são as percepções dos stakeholders em relação ao turismo na cidade de São Sebastião? E, por conseguinte, apresentar o objetivo deste artigo, que é analisar as percepções dos diferentes stakeholders em relação ao turismo na cidade de São Sebastião.
A agenda científica tem reservado um espaço considerável para o estudo do turismo sob a lente dos grupos de stakeholders (Yuksel, Bramwell & Yuksel, 1999; Byrd, Bosley & Dronberger, 2009; Tkaczynski, Rundle-Thiele & Beaumont, 2009; Pizzitutti, Rindfuss, Gunter, Quiroga, Tippett & Mena, 2017). A maioria dos estudos sobre percepções focou apenas nos turistas (Poria et al, 2006) ou residentes (Knopf & Vogt, 2005). Poucos estudos compararam as diferentes percepções (Byrd et al, 2009). Uma quantidade significativa de pesquisas focou nos aspectos econômicos (Perdue, Long & Allen, 1990).
Foi elaborado um questionário usando a plataforma Survey Monkey. Dez itens foram desenvolvidos com base nos estudos de Byrd et al (2009), sendo dois de identificação e oito no estilo Likert. Os itens foram traduzidos para o português e posteriormente retraduzidos para o inglês por um especialista. As respostas foram dadas em uma escala de cinco pontos, em que 1 representa "discordo plenamente" e 5 "concordo plenamente". Para descobrir possíveis diferenças entre os grupos, utilizou-se um teste ANOVA para cada pergunta, seguido por um teste de Bonferroni.
Os resultados do teste de ANOVA apontaram diferenças significativas (< 0,05) para cinco itens de oito entre as médias dos diferentes grupos de stakeholders, sendo: (1) eu estou feliz com a forma de como o turismo está sendo desenvolvido em São Sebastião, (2) o turismo cria novos empregos, (3) o aumento do turismo melhora a economia local, (4) o desenvolvimento do turismo aumenta a qualidade de vida de uma comunidade, e (5) o desenvolvimento do turismo aumenta o crime. Os empresários tiveram a visão mais positiva. Tal estudo apresenta diferenças de percepções entre os grupos acerca do turismo.
Nas principais contribuições deste trabalho, constatou-se um olhar muito mais positivo para o turismo pela ótica dos empresários. Este resultado sugere uma influência contextual, já que outros trabalhos apresentaram percepções diferentes. Outra contribuição deste trabalho foi a diferença de percepção entre os moradores e os turistas acerca de como o turismo se desenvolve em São Sebastião. Enquanto os turistas tiveram uma tendência mais neutra, os moradores se mostraram bastante infelizes. A principal limitação desta pesquisa foi o baixo número de empresários (4%) e funcionários públicos (6%).
Byrd, E. T., Boesley, H. E., Dronberger, M. G. (2009). Comparisons of stakeholder perceptions of tourism impacts in rural eastern North Carolina. Tourism Management, 30(5), 693-703. Goeldner, C. R., Ritchie, J. R. B. (2003). Tourism: Principles, practices, philosophies (9th ed.). Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc Parmar, B. L., Freeman, R. E., Harrison, J. S., Wicks, A. C., Purnell, L., De Colle, S. (2010). Stakeholder Theory: the state of the art. Academy of Management Annals, 4(1), 403-445. Wickens, E. (2004). Repeat visitor – host encounters: a case study from Greece. Tourism, 52(2).