Resumo

Título do Artigo

ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO: ENTENDENDO O CONTEXTO ATUAL E VERIFICANDO POSSÍVEIS AVANÇOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Desenolvimento Sustentável
Análise Bibliométrica

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Verônica de Castro Vitti
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Caio Canuto Martins Brandão
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Moisés Ari Zilber
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - ccsa

Reumo

Paradigmas da atualidade, sustentabilidade e inovação estão cada vez mais presentes no vocabulário e práticas organizacionais. No atual contexto em que as organizações estão inseridas, ser ambientalmente, socialmente e economicamente responsáveis são fatores indispensáveis de sobrevivência organizacional. De forma análoga, a busca pela inovação incorporou-se na mentalidade das organizações. A inovação norteia não apenas o desenvolvimento de novos negócios, como a perpetuação de empresas em mercados maduros. Portanto, a concordância entre os dois temas possui grande relevância.
O levantamento de referências e autores que já adentraram no universo a ser explorado é um dos primeiros passos para a elaboração do conhecimento científico. Este trabalho realiza uma análise bibliométrica da produção científica entre 2015 e 2017, sobre a relação entre sustentabilidade e tipos de inovação. Para isso, buscou-se responder as seguintes questões: o tema sustentabilidade possui mais aderência com inovações organizacionais, de processo, de produto ou de "marketing"? Quais as palavras-chave, periódicos, autores e artigos mais relevantes que convergem sobre o tema?
Conceito amplamente difundido, desenvolvimento sustentável é definido por Dias (2015) como a exigência do amplo conhecimento e cuidado com os recursos naturais, ecossistemas, interações sociais, econômicas, políticas e ambientais, por quem os utiliza, através de tomadas de decisão sustentáveis, visando o curto e longo prazo. Para isso, conforme discutido na conferência "Sustainable Brands Detroit", diversas organizações, que atuam em diferentes mercados, estão investindo em inovação com foco na sustentabilidade.
A abordagem metodológica tem aspecto misto. Possui conceitos etimológicos e não-objetivos, caracterizando o estudo qualitativo. Por outro lado, utiliza técnicas estatísticas para leitura e interpretação dos resultados. Foram aplicadas as duas primeiras etapas do instrumento de intervenção "Pro-Know-C": seleção de portfólio bibliográfico (PB) e bibliometria. Foi elaborada uma equação booleana para combinar o constructo inovação ao tema sustentabilidade para busca nas bases de dados. O banco de artigos bruto (7.509 artigos) passou por uma série de filtros até chegar no PB (20 artigos).
Os artigos do portfólio bibliográfico (PB) possuem um total de 244 palavras-chave, sendo que 20 destas possuem 3 citações ou mais. Os periódicos "Research Policy", "Business Strategy and the Environment" e "Journal of Business Research" publicaram 55% dos artigos. Três autores destacaram-se por recorrência: Herrera, M. E. B. (Asian Institute of Management), e a dupla Costantini, V. e Crespi, F. (Università Degli Studi Roma Ter). O artigo com o mais citado foi “Keeping sustainable innovation on a leash?“ (SMINK, HEKKERT e NEGRO, 2015). O tipo de inovação mais abordado foi Inovação de Processo.
Verifica-se que há aderência entre os dois temas, havendo disponível literatura contemporânea, multidisciplinar e com grande relevância científica. Os processos de filtragem aplicados no banco de artigos bruto (7.509 artigos) possibilitaram a seleção do portfólio bibliográfico (20 artigos). A análise bibliométrica destes estudos identificou as palavras-chave mais utilizadas, os periódicos mais publicados, autores e artigos mais relevantes, e a variável categorizada tipo de inovação, que constatou a inovação de processo como a predominante entre os estudos.
LACERDA, R. T. O.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S.R. Uma análise bibliométrica da literatura sobre estratégia e avaliação de desempenho. Gestão e Produçãov. 19, n. 1, p. 59-78, 2012. OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Manual de Oslo. 3º Ed. Brasília, DF, 2005. SUSTAINABLE BRANDS. Redefining the good life. Detroit, 2017. Disponível em: http://events.sustainablebrands.com/sb17det/. Acesso em 02 de junho de 2017. SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A.; ANDERSON, D. R. Estatística aplicada à administração e economia. 3ª ed. São Paulo : Cengage Learning, 2016.