Resumo

Título do Artigo

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO TÉCNICO E TECNOLÓGICO
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Palavras Chave

COMPROMETIMENTO AFETIVO
COMPROMETIMENTO INSTRUMENTAL
COMPROMETIMENTO NORMATIVO

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - STENIO WAGNER PEREIRA DE QUEIROZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS, CONTABILIDADE E SECRETARIADO
2 - JOELMA FREIRE DA CRUZ QUEIROZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAS, CONTABILIDADE E SECRETARIADO
3 - Érico Veras Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC

Reumo

De acordo com Meyer e Allen (1991), um profissional comprometido é capaz de exercer esforços que vão além daquilo que sua função exige para ajudar a organização a atingir seus objetivos. Nesse sentido, os autores criaram um instrumento chamado Modelo Tridimensional do Comportamento Organizacional para mensurar e classificar o comprometimento dos funcionários em três dimensões: afetiva, instrumental e normativa. Nesse trabalho esse instrumento foi aplicado junto aos docentes de uma unidade de uma Instituição Pública Federal de Ensino Técnico e Tecnológico.
Problema - segundo o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), de que forma é possível classificar o comprometimento organizacional dos docentes do Instituto Federal do Ceará – campus de Baturité? Objetivo - Identificar o grau de comprometimento dos docentes do Instituto Federal do Ceará - campus Baturité baseado nas três dimensões do comprometimento proposta por Meyer e Allen (1991). Objetivos específicos – a) identificar o perfil demográfico dos docentes; e b) classificar o comprometimento organizacional dos docentes nas dimensões do Modelo Tridimensional de Meyer e Allen (1991).
A fundamentação teórica baseou-se fundamentalmente nos conceitos e abordagens da três dimensões do comprometimento do Modelo de Meyer e Allen (1991). Segundo esse modelo a dimensão afetiva ocorre quando o funcionário se identifica com os objetivos e valores da organização. Na dimensão instrumental, o comprometimento ocorre quando o funcionário percebe um alto custo em deixa a organização. Por último, a dimensão normativa é quando o funcionário desperta um sentimento de gratidão e lealdade pela organização.
Esta pesquisa é do tipo descritiva e qualitativa. O instrumento de coleta utilizado na pesquisa foi à escala de comprometimento organizacional desenvolvido por Meyer e Allen (1991). A escala consiste em um questionário de 18 itens que permite identificar o estado psicológico do indivíduo na sua relação com a organização. 1. Comprometimento afetivo – itens de 1 a 6 do questionário; 2. Comprometimento instrumental – itens de 7 a 12 do questionário; e 3. Comprometimento normativo – itens de 13 a 18 do questionário. O questionário foi aplicado via e-mail e a taxa de retorno foi de 67%.
O perfil demográfico dos respondentes é de maioria do sexo feminino, com idade entre 31 a 35 anos, casados, mestres, com tempo de exercício no IFCE entre 4 e 10 anos e que não ocupa função de confiança ou gratificada. Os resultados apontaram que os docentes apresentam um “elevado” comprometimento de base afetiva, um “baixo” comprometimento de base instrumental e um “moderado” comprometimento de base normativa.
Os resultados apontaram que as três dimensões do modelo estão presentes no comprometimento dos docentes do campus Baturité. No entanto, os resultados da pesquisa negaram o pressuposto de que os docentes do campus Baturité possuem um elevado nível de comprometimento de base instrumental, pois conforme constatado o resultado para essa base de comprometimento foi baixo.
MEYER, J. P., & ALLEN, N. J. (1991). A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resources Management Review, 1(1), 61-89.