Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO SUL DO BRASIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia como prática
Internacionalização
Pós-Graduação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Thayse Kiatkoski Neves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Cibele Barsalini Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

A perspectiva da estratégia como prática vê a estratégia como algo que as pessoas fazem no seu dia a dia e não como uma propriedade das organizações. A internacionalização da pós-graduação brasileira se constitui em uma das principais metas do sistema nacional de pós-graduação brasileiro. Nesse sentido, a abordagem da estratégia como prática pode ser utilizada para compreender as microdinâmicas relacionadas às estratégias de internacionalização dos programas de pós-graduação, como são efetivamente implementadas as ações e quem são os atores responsáveis pela implementação das atividades.
Através da análise de programas de pós-graduação stricto sensu considerados de excelência segundo os critérios da CAPES, este estudo buscou responder à seguinte questão: Como se desenvolvem na prática as estratégias de internacionalização de programas de pós-graduação stricto sensu? Assim, o objetivo do presente estudo foi compreender como se desenvolvem na prática as estratégias de internacionalização de programas de pós-graduação stricto sensu.
A abordagem da estratégia como prática envolve três elementos-chaves: prática, práxis e praticantes (WHITTINGTON, 2006). As práticas envolvem as rotinas e atividades desenvolvidas na organização, as quais se desdobram em ações que são executadas pelos praticantes (JARZABKOWSKI, 2005). No contexto da pós-graduação, as principais estratégias de internacionalização dos programas estão relacionadas à troca de experiências entre pesquisadores nacionais e estrangeiros (KNIGHT, 2005), a qual envolve a interconexão entre as práticas, as práxis e os praticantes envolvidos nesse processo.
Adotou-se a metodologia qualitativa, a partir de um estudo de caso conduzido entre programas de pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública do sul do Brasil avaliados com nota máxima na avaliação trienal 2013 da CAPES. As técnicas de coleta de dados adotadas incluíram entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação não participante, assegurando a triangulação para a interpretação dos dados. A análise dos dados foi feita por meio de análise narrativa e pela técnica pattern matching.
Ao analisar as práticas (atividades) de internacionalização dos programas de pós-graduação, como estas são realizadas (práxis) e quem as realizam (praticantes), evidenciou-se que as práticas estratégicas de internacionalização se delineiam e se estabelecem a partir das ações dos docentes vinculados aos programas de pós-graduação, os quais também são os responsáveis pela execução dessas práticas, sendo esse processo o principal responsável pelo desempenho dos programas e seu reconhecimento como programas de excelência em nível nacional e internacional.
Foi possível perceber o papel de destaque assumido pelos docentes no processo de internacionalização dos programas e verificou-se que a estratégia acontece rotineiramente a partir do desenrolar das atividades cotidianas dos programas de pós-graduação de excelência estudados. Além disso, evidenciou-se o caráter orgânico atribuído ao desenvolvimento da internacionalização dos programas e a inexistência de diretrizes institucionalmente estabelecidas para o aprimoramento e/ou manutenção do patamar de inserção internacional atingidos.
JARZABKOWSKI, Paula. Strategy as practice: an activity based approach. Sage Publications, 2005. JARZABKOWSKI, Paula; BALOGUN, Julia; SEIDL, David. Strategizing: The challenges of a practice perspective. Human relations, v. 60, n. 1, p. 5-27, 2007. KNIGHT, Jane. An Internationalization Model: Responding to New Realities and Challenges. In: WIT, Hans de et al (Ed.). Higher Education in Latin America: The International Dimension. Washington: The World Bank, 2005. p. 1-38. WHITTINGTON, Richard. Completing the practice turn in strategy research. Organization studies, v. 27, n. 5, p. 613-634, 2006.