Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E OBSTÁCULOS PARA O SUCESSO DO PLANEJAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE ENSINO A DISTÂNCIA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão
Planejamento
Ensino a Distância.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Antonio Aparecido de Carvalho
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Barcelona
2 - Reginaldo Braga Lucas
FACULDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - FASB (FASB I) - Campus II
3 - Álvaro Francisco Fernandes Neto
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro

Reumo

Desde a década de 1990, o mundo tem passado por constantes e acentuadas mudanças sociais, políticas, econômicas, culturais, de costumes, de consumo, de ensino, dentre tantas outras. As tecnologias, sobretudo as que permitem acesso às informações, são influenciadoras e também produto das mudanças do período e trazem em si a característica de substituírem tecnologias do passado (mesmo que de um passado recente), deixando-as obsoletas em curto espaço de tempo.
A questão chave que o trabalho busca responder é: Quais são os principais desafios e obstáculos encontrados no Planejamento e Gestão de cursos de graduação na modalidade EAD? O objetivo principal é identificar os desafios e obstáculos encontrados no planejamento e gestão de cursos de graduação na modalidade EAD. Os objetivos secundários são: - Entender como as instituições de ensino podem atenuar os desafios e obstáculos encontrados no planejamento e gestão de cursos de graduação EAD. - Verificar se tais desafios e obstáculos acabam por inviabilizar a implantação de cursos na modalidade EAD
Moore e Kearsley (2010) definem o ensino a distância como: “o aprendizado planejado que ocorre em lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação de curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais e administrativas especiais” Steiner (1969) apresenta os principais estágios do planejamento. Grunett e Ellegard (1992), afirmam que os fatores críticos de sucesso são as habilidades e recursos que explicam o valor percebido pelos clientes.
O instrumento de pesquisa aplicado aos gestores das 25 instituições de ensino superior de São Bernardo do Campo foi adotado um questionário que teve como foco os objetivos traçados pela pesquisa. O questionário apresentou-se com dez perguntas semiestruturadas que apresentam uma série de possíveis respostas escalares, permitindo que a tabulação seja facilmente elaborada e que proporcione a exploração em profundidade. Escala varia de 1 a 5: 1 - pouca ou nenhuma concordância; 2 – concordância abaixo da média; 3 – concordância média; 4 – concordância acima da média; 5 - muita concordância.
Dimensão 1 Pessoas: das instituições respondentes foi possível verificar que a Dimensão Pessoas está em 2º. lugar; Dimensão 2 Organização Didático Pedagógica: surge como 3º. lugar; Dimensão 3 – Infraestrutura: A unanimidade dos respondentes, a totalidade alega que a escolha da adequada plataforma dos ambientes virtuais é um forte fator de insucesso de um curso a distância e Dimensão 4 Sistemas avaliativos, os resultados demonstram que esta dimensão ocupa a 4ª posição.
Visando entender quais são os desafios e obstáculos pelos quais as instituições de ensino enfrentam ao planejar e gerir cursos de graduação a distância, o presente artigo ao ter seu questionário aplicado aos gestores de instituições de ensino superior da cidade de São Bernardo do Campo pode verificar que apesar dos avanços ocorridos, ainda é grande o custo com infraestrutura, existe ainda a questão relativa às pessoas quanto à capacitação da equipe responsável pelo curso, bem como a existência de atritos entre professores e tutores.
CASTRO, J. N.; LADEIRA, E. S. Gestão e Planejamento de cursos a distancia (EaD) no Brasil: um estudo de casos múltiplos em três instituições de ensino superior. Revista Gestão e Planejamento – UNIFACS. Salvador: v.10, n.2, p. 220-247, jul./dez. 2009. GRUNERT, Klaus G.; ELLEGAARD, Charlotte. The Concept of Key Success Factors: Theory and Method. MAPP working paper, n. 4, October, 1992. LITTO, Fredric M., FORMIGA, Marcos. Educação a Distância o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009. MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. São Paulo: Cegage Learning, 2010.