Resumo

Título do Artigo

Estratégia de internacionalização de negócios, estrutura organizacional e gestão de pessoas em empresas globais: um estudo empírico.
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Palavras Chave

Estratégia de internacionalização de negócios
Estrutura organizacional
Gestão internacional de pessoas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - ANTÔNIO DE PÁDUA ARAUJO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós Graduação em Administração PPGA-UECE
2 - Francisco Roberto Pinto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração (mestrado e doutorado)
3 - Camila Rafaele Monteiro Pontes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-Graduação em administração

Reumo

Com a evolução tecnológica, a saturação dos mercados domésticos, a globalização e o acirramento da competição, empresas foram compelidas a expandir negócios e a buscar novos mercados no estrangeiro. Ocorreram mudanças de estratégias, reestruturações, ampliações, fusões, aquisições e modernização dos sistemas produtivos. A gestão das corporações que integram várias unidades operacionais a contextos econômicos, sociais e culturais diferenciados, tornou-se mais complexa. Articular a estratégia de internacionalização com a estrutura e com as políticas RH tornou-se imperativo.
Problema: Como a empresa articula e integra a estratégia de internacionalização com seu modelo de estrutura organizacional e com suas políticas de gestão de pessoas? Em torno desta questão, outras interrogações foram feitas: Qual a estratégia de internacionalização adotada? Qual o modelo de estrutura utilizado? Quais as principais políticas e práticas da RH? Objetivo: investigar como uma corporação que atua globalmente alinha sua estratégia de internacionalização de negócios com sua estrutura organizacional e com suas políticas e práticas de RH.
O resgate teórico sobre estratégia de internacionalização abrangeu a ótica da racionalidade econômica, o enfoque organizacional/comportamental e a perspectiva da estratégia competitiva. Sobre estrutura organizacional, a revisão incluiu o modelo internacional de quatro estágios estruturais e os arranjos organizacionais mais comumente encontrados em empresas internacionalizadas. Quanto a RH, resgataram-se as abordagens sobre gestão internacional de pessoas, abrangendo a captação de lideranças no exterior, gestão de carreira e compensação dos expatriados.
A pesquisa adotou o enfoque qualitativo-exploratório e a estratégia de estudo de caso. Foi realizada em uma corporação mundial que opera no mercado de bens de consumo não duráveis (alimentos e bebidas). Os dados primários foram coletados em 14 entrevistas com gerentes corporativos da unidade de negócios do Brasil. Os dados secundários foram levantados junto a documentos internos: planos, relatórios de atividades, folders e página da internet. Foram submetidos à análise de conteúdo todos os dados coletados. Optou-se pela análise de exploração direta, de ordem representativa e qualitativa.
A estratégia de internacionalização adotada pela empresa enquadra-se no tipo empresa global, proposto por Bartlett e Ghoshal (opera impulsionada pela necessidade de eficiência global). A estrutura é organizada a partir de uma combinação de critérios que abrange estrutura por linhas funcionais, por produtos e por área geográfica. A Matriz está estruturada segundo as funções organizacionais. As políticas gerais de RH são definidas em nível corporativo, pela Matriz, e adaptadas para cada país estrangeiro. A seleção de executivos para a empresa prioriza a contratação de cidadãos do país anfitrião.
A empresa continuará operando como uma organização global, enxergando o mundo como um único mercado. A Matriz exerce forte controle das operações, embora os mercados pressionem por responsividade local. O modelo misto que combina critérios de estrutura global integrada por função, por produtos e por área geográfica atribui fluidez para que enfrente os desafios da competição internacional. A empresa utiliza instrumentos coerentes com a cultura de gestão estratégica RH. Há um esforço continuado para integrar a estratégia de internacionalização com a estrutura organizacional e com a gestão de pes
Estratégia de internacionalização de negócios: Flaherty (1996); Fleury e Fleury (2007); Stephen Hymer (1960); Hemais e Hilal (2004); Vernon (1966); Buckley e Casson (1976); Dunning (1988 2000); Johanson e Vahlne (1977; 1990); Michael Porter (1986); Bartlett e Ghoshal (1992); Daniels e Daniels (1996); Estrutura organizacional: Chandler (1976); Kay (1982); Stopford e Wells (1972); Deresky (2004). Gestão internacional de Pessoas: Deresky (2004); Bohlander, Snell e Sherman (2003); Tanure e Duarte (2006); Reynolds, 1989. Aspectos metodológicos: Bruyne, Jacques e Schoutheete (1991); Bardin (2007).