Resumo

Título do Artigo

TRAMA DE ASPECTOS RACIONAIS E INTUITIVOS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO ESTRATÉGICA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
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Palavras Chave

Racionalidade
Intuição
Middle Manager

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Michel Maximiano Faraco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago
2 - Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
3 - Francine Lima Gelbcke
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - departamento de enfermagem - Hospital Universitario

Reumo

O processo de tomada de decisão é complexo e dinâmico. O middle manager, com função integradora, é desafiado a articular as dimensões lógicas e abstratas no seu cotidiano ao mesmo tempo em que se mobiliza entre as vontades organizacionais e individuais. Diante destas situações deliberadas e emergentes entre perspectivas racionais e intuitivas, torna-se imprescindível a compreensão das possíveis nuances objetivas e subjetivas no processo de tomada de decisão estratégica, oferecendo subsídios aos tomadores de decisão para que possam incorporá-los na gestão estratégica das organizações.
Este estudo buscou responder a questão: Como os gerentes (middle managers), a partir de seus papéis estratégicos, articulam as decisões racionais e intuitivas no processo de tomada de decisão estratégica? Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como os middle managers, a partir de seus papéis estratégicos, articulam as decisões, sob a perspectiva do formalismo sinóptico (racionalidade) e incrementalismo (síntese intuitiva), no processo de tomada de decisão estratégica.
O processo de tomada de decisão estratégica pode ser avaliado sob duas perspectivas complementares: a racionalidade e a intuição (Elbanna, 2006). Neste processo, por meio de seus papéis estratégicos, o middle manager atua como agente central, integrando as intenções deliberadas e emergentes (Floyd & Wooldridge, 1992), e articulando as dimensões objetivas e subjetivas, seguindo o modelo racional e centralizador (top-down), participativo e democrático (bottom-up) ou integrador, com elevado nível de aprendizado (middle-up-down) (Nonaka, 1988).
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de casos múltiplos. As técnicas de coleta de dados foram entrevista estruturada on-line, observação direta e análise de documentos. Os casos selecionados foram hospitais universitários vinculados às instituições federais de ensino superior do sul do Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram os Gerentes de Atenção à Saúde. Os elementos constitutivos de análise foram: Racionalidade, Síntese Intuitiva e Middle Manager. Para a análise de dados utilizou-se a técnica de análise da narrativa e a geração de explicações.
Os middle managers, por meio de seus papéis estratégicos, articulam as suas decisões racionais e intuitivas, de forma onisciente e dinâmica, podendo estar associados em diferentes níveis no processo de tomada de decisão estratégica. Quando o middle manager articula com o topo da organização (alta direção), assume os papéis de defensor e ou sintetizador, aflorando as decisões racionais. Em contrapartida, quando o middle manager articula com a base operacional desempenha os papéis de facilitador e implementador, emergindo as decisões intuitivas.
A racionalidade fortemente encontrada no processo de tomada de decisão do middle manager pode ser resultante do perfil e das competências necessárias; das características dos decisores e seus papéis, do nível de interação com o topo e do ambiente hospitalar. A presença da intuição, um aspecto complementar e indissociável na tomada de decisão, pode representar uma razão que está no limite de suas capacidades cognitivas e políticas. Sugere-se que sejam desenvolvidas outros estudos, envolvendo a participação de todos os níveis, aprimorando desta forma as práticas de gestão estratégica.
Elbanna, S. (2006). Strategic decision-making: Process perspectives. International Journal of Management Reviews, 8, 1-20. Floyd, S. W., & Wooldridge, B. (1992). Middle management involvement in strategy and its association with strategic type: A research note. Strategic Management Journal, 13, 153-167. Nonaka, I. (1988). Toward middle-up-down management: accelerating information creation. Sloan Management Review, 29(3), 9-18.