Resumo

Título do Artigo

FORMAÇÃO DA ESTRATEGIA NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Construção Civil
Safári da Estratégia
Formação da Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - José Ricardo de Moura Torres de Melo Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Campus Fortaleza
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

A essência da formação estratégica é lidar com a competição. Nesta pesquisa, investigaram-se como são formadas as estratégias nas empresas da indústria da construção civil do Estado do Ceará, Brasil, identificando também se há diferenças nos processos de formação da estratégia entre as Micro, Pequenas, Médias, Médias-Grandes e Grandes empresas (BNDES, 2016) ou entre empresas com tempos de existências diferentes.
O problema de pesquisa é: como são formadas as estratégias nas empresas da indústria da construção civil? O objetivo geral deste trabalho consiste identificar como se forma a estratégia nas empresas de construção civil do Estado do Ceará. Como objetivos específicos o trabalho propõe: Investigar quais escolas presentes no Safari da Estratégia (MINTZBERG; AHLSTRAND; LAMPEL, 2010) têm mais relevância com essa formação estratégica nas empresas investigadas; 2) Observar se há diferenças nos processos de formação da estratégia entre portes e tempos de existência das empresas investigas.
A literatura apresenta modelos que explicam a formação da estratégia empresarial, sendo necessária a escolha do que mais se adéque à organização, de modo a garantir o alcance dos objetivos organizacionais. A formação da estratégia deve iniciar um processo que leve a organização a criar e inovar, buscando se diferenciar dos concorrentes (CAMARGO et al., 2002).
A pesquisa é do tipo descritiva e teórico-empírica realizada de forma cross-section no período de maio a julho de 2016. Após validação com cinco especialistas do meio acadêmico (dois) e do mercado (três) mediante entrevistas orientadas por roteiro estruturado, foram investigadas 20 empresas pertencentes ao Sindicato da Construção Civil do Ceará (SINDUSCON CE).
Observou-se uma maior relevância da escola do Design no processo de formação da estratégia, mesmo considerando a diferença de porte ou tempo de existência da empresa, o que sugere que esse processo tende a ser desenvolvido sob a responsabilidade do executivo principal, que deve adequar as suas ideias às capacidades internas da empresa e às possibilidades externas oferecidas pelo mercado.
Pode-se supor com esta pesquisa que em um ambiente onde há pouco conhecimento sobre estratégia há uma evidenciação nas premissas impostas na Escola do Design e, ao passo que se fosse adquirido esse conhecimento, as escolas do Planejamento, do Posicionamento e Empreendedora poderiam ganhar mais evidência. Isso pode implicar que no ambiente da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará há espaço para aprendizagem pelos empresários e executivos sobre Estratégia Empresarial.
CAMARGO, S. H. C. R. V.; FARAH, O. E.;MARTINELLI D. P. Estratégias nas indústrias de produtos alimentícios: uma comparação entre as estratégias utilizadas pelas micro, pequenas e médias e grandes indústrias alimentícias no Brasil. ASSEMBLEIA DO CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO-CLADEA, XXXII., 2002. Anais... Porto Alegre – RS. MINTZBERG, H., AHLSTRAND, B. e LAMPEL, J.Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2010.