Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E O ESTILO DE LIDERANÇA NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SI
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estrutura Organizacional
Estilo de Liderança
Projetos de SI

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

Autores

Nome
1 - Mônica Mancini
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Consolação
2 - Edmir Parada Vasques Prado
EACH-USP - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Universidade de São Paulo - Curso de Sistemas de Informação

Reumo

A liderança possui importância significativa no contexto atual das organizações. Ela é uma das principais causas do sucesso dos projetos de sistemas de informação (SI). Por outro lado, identificar como as empresas organizam seus processos e sua estrutura organizacional permite entender melhor o sucesso obtido na realização de projetos. Entretanto, a relação entre a estrutura organizacional da empresa e o estilo de liderança em projetos é um tema pouco explorado na literatura.
Pergunta de pesquisa: qual a relação entre a estrutura organizacional (EO) e estilo de liderança em projetos de SI? Assim, o objetivo é analisar a relação entre a EO e estilo de liderança em projetos de SI. Esse objetivo foi alcançado por meio de três objetivos específicos: (1) identificar na literatura as características da EO; (2) identificar na literatura os estilos de liderança; e (3) analisar a relação entre EO e estilos de liderança nos projetos de SI.
É composta por dois tópicos. O primeiro trata da estrutura organizacional (EO) e do escritório de projetos (PMO), e o segundo tópico trata do estilo de liderança no gerenciamento de projetos. O primeiro apresenta os tipos de EO: funciona, matricial e projetizada. Além da classificação dos PMO: centro de excelência, escritório de apoio a projetos, escritório de projetos, escritório de programa, e escritório executivo de projetos. O segundo tópico apresenta quatro estilos de liderança.
A pesquisa se caracteriza por ser um estudo descritivo, quantitativo e transversal. A unidade de análise é o estilo de liderança no gerenciamento de projetos e as unidades de observação são as organizações na qual atuam os profissionais de SI. Optou-se por uma amostra não probabilística, com amostragem por conveniência e obteve-se uma amostra com 256 profissionais. Os dados coletados são do tipo primário e foram coletados por meio de questionário no segundo semestre de 2016.
Analisou-se os quatro estilos de liderança: estilo 1,1 foi encontrada com mais frequência em empresas de médio porte, com estrutura funcional e sem PMO; estilo 1,9 com mais frequência em empresas de grande porte; estilo 5,5 foi encontrado com mais frequência (61,9%) na amostra, em especial nas empresas industriais; estilo 9,1 praticamente não foi encontrado nas organizações, ou seja, só teve um caso na amostra; e estilo 9,9, mais eficaz, se associou às organizações do setor de comércio.
Verificou-se que os estilos de liderança voltados para pessoas estão associados a estruturas projetizadas e a PMO de maior maturidade. Pode-se inferir que a existência de PMO em uma estrutura projetizada promoveu um estilo de liderança mais eficaz. Esse benefício não tem sido relatado pelas publicações da literatura sobre o tema. A próxima etapa da pesquisa pretende analisar o quanto o estilo de liderança influencia o sucesso em projetos.
Barcaui, A. (2012). PMO-Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática. Rio de Janeiro: Brasport. Blake, R. R., Mounton, J. S., Barnes, L. B, & Greiner, L. F. (1964). Breakthrough in Organization Development. Harward Business Review, nov/dez 1964, p. 136. Kirkpatricki, S. A., & Locke, E. A. (1991). Leadership: do traits matter? The Executive, 5(2), 48-60. Merwe, A. P. V. D. (1997). Multi-project management - organizational structure and control. International Journal of Project Management, 15(4), 223-233