Resumo

Título do Artigo

AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL-OS IMPACTOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM UMA MICRORREGIÃO NO ESTADO DA BAHIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capital Humano
Educação
Desenvolvimento Regional

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Carlos Rangel Portugal Pereira
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - Campus XI - Serrinha/Ba.
2 - MARIA LENY SOUZA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - campus XI
3 - jocely santos caldas almeida
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - DEDC XI

Reumo

Na maior parte do mundo, os níveis de educação estão se elevando, principalmente nos países ditos emergentes. Então, a universidade acaba por ser um centro de produção de conhecimentos, fornecendo, a seus discentes, formação e informações técnicas, tornando-os capacitados para a competição de mercado. Partindo desta compreensão, entende-se que a universidade é o principal instrumento de geração de conhecimento que pode proporcionar o desenvolvimento da sociedade. E as universidades públicas brasileiras constituem um espaço importante para o alcance deste objetivo.
Quais os impactos socioeconômicos provocados pela presença da UNEB, Campus XI, no processo de desenvolvimento regional e local? Procurou-se mensurar os efeitos multiplicadores do nível de renda da microrregião, associado ao estoque de capital humano gerado pela presença da UNEB; identificar os efeitos da proximidade geográfica sobre as interações da UNEB e as empresas sediadas na região, como, também, da existência de spillover, em função dessas interações; e analisar como a universidade contribui para o desenvolvimento regional através do ensino, da pesquisa e extensão.
De acordo com Schultz (1973), é através da educação que ocorre o investimento básico no ser humano. Discute-se muito a função da universidade como promotora do desenvolvimento de uma região. Então, partindo-se do pressuposto que o desenvolvimento regional é permeado pelo nível de aporte educacional existente em uma determinada região, supõe-se, então, que os índices de desenvolvimento e de crescimento econômico estão relacionados aos índices educacionais (ALVES, 2010; FERREIRA e LEOPOLDI, 2013; MAYER e RODRIGUES, 2013; RÊGO e CALEIRO, 2012).
Este estudo se caracteriza como uma pesquisa social aplicada, com abordagem predominante quantitativa, mas que contém também elementos qualitativos, com enfoque no desenvolvimento local e regional, baseado em uma visão da Teoria do Capital Humano. Para tal, estimou-se três modelos: um econométrico de regressão linear múltipla, outro para verificar a existência de interação universidade-empresa, e um terceiro para identificar a contribuição da UNEB, em sua dimensão educacional a partir da análise dos seus docentes.
As análises indicam que a UNEB não proporciona, por si só, um incremento na renda da Microrregião. Enquanto que em relação à interação universidade-empresa, as empresas, ali localizadas, não obtém vantagens com a presença de grupos de pesquisa na universidade. Complementando a análise, a universidade não consegue transferir o conhecimento, por ela produzido, em prol do desenvolvimento local e regional, deixando uma lacuna e não cumprindo seus objetivos institucionais.
Acredita-se que os resultados apresentados neste trabalho servem como referência para gestores públicos e elaboradores de políticas públicas. É fundamental o investimento em educação visando o desenvolvimento regional, não só em quantidade, mas, principalmente, em qualidade. Para que a integração seja recíproca, é necessário que a universidade possua uma produção acadêmica expressiva, e em termos práticos, sugere-se que a universidade, especificamente a UNEB, busque uma articulação com o poder público local e regional, com o objetivo de disseminar as atividades de pesquisa por ela produzidas.
SCHULTZ, Theodore W. O valor econômico da educação. 2 ed. Trad. P. S. Werneck. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973. BECKER, Gary S. Investment in human capital: a theoretical analysis. The Journal of Political Economy, Chicago Journal, v. 70, n. 5, parte 2, pp. 9-49, out 1962. RÊGO, Conceição; CALEIRO, António. Em torno do contributo das instituições de ensino superior para a dinâmica regional de crescimento econômico. In: APDR CONGRESS INNOVATION AND REGIONAL DYNAMICS, 18, 2012. Faro, Portugal. Anais eletrônicos. Faro: Universidade de Algarve, 2012. P. 1011-1021.