Resumo

Título do Artigo

LEAN OFFICE: Sistematizando filosofia, conceitos e práticas dos escritórios enxutos
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Palavras Chave

Lean Office
Desperdícios
Fluxo de Valor

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Carolina Guimarães Terse
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
2 - Larissa Araujo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - DAdm

Reumo

A maior concentração de trabalhadores e atividades realizados dentro de uma organização está nos escritórios. Como tais atividades influenciam no tempo total de atravessamento de um produto/ serviço, estudos voltam sua atenção às formas de fazer os escritórios acompanharem, além das necessidades de produção, a demanda gerada pelos clientes, com mínimo desperdício e máximo aproveitamento. Nesse contexto e acompanhando as abordagens de operações enxutas surge o Lean Office, que usa conceitos e ferramentas da produção enxuta dentro dos escritórios buscando redução de desperdício.
Por ser o Lean Office assunto contemporâneo em termos de gestão de operações, ainda são poucos os materiais que debatem o tema e sistematizam esse conhecimento. Por isso, o objetivo deste trabalho é sistematizar informações disponíveis sobre o assunto, de modo a trazer compreensão quanto ao surgimento do conceito enxuto nos escritórios, entendimento quanto às práticas, principais características e ferramentas, e também a discussão sobre sua estratégia de implementação, que permitem sugerir um modelo de referencia conceitual do Lean Office, representado em um Mapa de Fluxo de Valor Atual.
A fundamentação teórica baseou-se no entendimento e definição dos cinco princípios Lean básicos que visam à eliminação de desperdício (valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição), seguidos dos sete tipos de desperdício e então das ferramentas (mapeamento do fluxo de valor, fluxo contínuo e sistema puxado, padronização, nivelamento, células de trabalho, FIFO, KANBAN e plano KAIZEN). Finalizou-se com as estratégias de implementação e casos de sucesso.
Este trabalho é uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivo exploratório que busca proporcionar maior familiaridade com o problema. Quanto ao procedimento técnico, esta é uma pesquisa bibliográfica constituída principalmente de livros e artigos científicos já elaborados. Após definição e leitura prévia definiu-se objetivo e plano provisório de assunto, seguido pela seleção e catalogação de bibliografias e então redação da pesquisa. Conclui-se o trabalho com as considerações relevantes de contribuições, limitações e perspectivas.
Como resultado propõe-se um fluxo de valor conceitual para implementação do Lean Office por meio de um Mapa do Fluxo de Valor Atual. Neles, os escritórios (clientes) emitem informações que analisadas pela ótica enxuta, apresentam oportunidades de melhoria pela redução de desperdício. A identificação dessas oportunidades e a execução das tarefas cabe a organização (fornecedor) que deve entender os princípios Lean e disseminá-los entre os colaboradores. E uma vez conhecendo os princípios, a organização trabalhará na aplicação das etapas de implementação rumo ao fluxo de valor enxuto.
A filosofia Lean Office, apesar de testada e comprovada, é ainda um campo pouco explorado. O propósito do trabalho foi agregar informações, sobre esse pensamento, por meio de conceitos e um passo a passo de aplicação. Também, um modelo de entendimento e aplicação do Lean Office foi proposto, com o objetivo de trazer um novo olhar ao conceito. Entende-se que o estudo é o início de uma pesquisa que pode ser aprofundada e trazer novos resultados.
JONES, D. WOMACK, J. Seeing the whole: mapping the extended value stream. USA: The Lean Enterprise Institute, 2003. LEAN INSTITUTE BRASIL WEB SITE. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2015. TAPPING, D. SHUKER, T. Lean Office: gerenciamento do fluxo de valor para áreas administrativas – 8 passos para planejar, mapear e sustentar melhorias Lean nas áreas administrativas. 1 ed. São Paulo: Leopardo Editora, 2010.