Resumo

Título do Artigo

EINAR OU LILI? AS AGRURAS E VITÓRIAS DE UMA TRANSEXUAL NO MERCADO FORMAL DE TRABALHO

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Diversidade
Transexualidade

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Maurício Donavan Rodrigues Paniza
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Curso de Doutorado em Administração de Empresas
2 - Elisa Yoshie Ichikawa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
3 - MARCIO PASCOAL CASSANDRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá

Reumo

O caso de ensino aborda a trajetória pessoal e profissional de Lili (nome fictício). Nascida Einar, Lili é uma mulher transexual que ao contrário das previsões para pessoas com a sua identidade de gênero, conseguiu ingressar no mercado formal de trabalho. Lili é uma exceção à regra porque a maioria das travestis e transexuais no Brasil se veem obrigadas a se prostituir, tendo nesse tipo de trabalho a única forma de sobreviverem. Falar da trajetória da trabalhadora Lili é falar de um tema praticamente inexplorado na área de Administração e de Gestão de Pessoas.
Promover aos estudantes de Administração uma experiência reflexiva de alteridade para os desafios e preconceitos enfrentados por trabalhadoras transexuais para ingressar e permanecer no mercado formal de trabalho.
Os dados foram coletados por meio de entrevistas qualitativas com Lili. As entrevistas foram realizadas após seu horário de expediente, sendo a gravação e o uso dos dados das entrevistas em pesquisa autorizados pela trabalhadora.
Gestão de Pessoas, Administração de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Diversidade nas Organizações, Comportamento Humano nas Organizações, Tópicos Especiais em Gestão de Pessoas.
Campos, R. C., Silva, K. A. T. (2014) O terceiro sexo: avanços e retrocessos para os transexuais. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 34. Carrieri, A. P., Souza, E. M., & Aguiar, A. R. C. (2014). Trabalho, Violência e Sexualidade: Estudo de Lésbicas, Travestis e Transexuais. Revista de Administração Contemporânea, 18(1), 78. Robinson, M. J., Van Esch, C., & Bilimoria, D. (2017). Bringing transgender issues into management education: a call to action. Academy of Management Learning & Education, 16(2).