Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA CIRCULAR – EVOLUÇÃO E PERSPECTIVA INOVADORA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Economia Circular
Desenvolvimento Sustentável
Empreendedorismo Sustentável

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Alvair Silveira Torres Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - administração
2 - Franco Paolo Parini
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - IQ SP

Reumo

No consumo, na tecnologia, na inovação em toda parte, a velocidade com a qual os fatos se sucedem leva à reflexão de qual o sentido em que estamos sendo impulsionados. O acelerado crescimento da atividade industrial e econômica associado ao crescimento da população e consumismo, impeliu à geração e emissão de volumes elevados de resíduos sólidos e gasoso para o ambiente, deflagrando consigo problemas críticos ao planeta como a criação de aterros sanitários, acelerada poluição e degradação do meio ambiente além do sério esgotamento dos recursos naturais e aquecimento global.
O artigo procura caracterizar o estado da arte da Economia Circular nos últimos 5 anos, apresentando resposta à questão que motivou o trabalho: Quais as tendências de pesquisa em economia circular e como elas estão estratificadas? Devido o fato da aceleração se dar em uma trajetória nada sustentável da produção e consumo em massa, vislumbra-se nesta mudança de abordagem novas oportunidades propiciadas por um conjunto de conceitos e novas práticas no âmbito do que se convencionou chamar de Economia Circular, em substituição à pedatória economia linear ainda vigente.
O empreendedorismo clássico do seculo XX tem no modelo linear de produção e consumo predatório em larga escala as bases ainda praticadas majoritariamente pelas organizações. A passagem deste sistema caracterizado pelo escoamento de “produção-consumo-descarte” de material para um modelo circular e regenerativo desempenha um papel central no caminho para a transição para sistema econômico sustentável. É preciso que se estabeleça um novo paradigma nas bases de concepção do negócio. Essa discussão é que resulta numa série de inovações mais radicais que configuram o modelo da economia circular.
O artigo foi desenvolvido a partir de pesquisas exploratórias qualitativas sobre Economia Circular, com base em estudos bibliométricos e revisão sistemática de artigos científicos para caracterizar o seu “estado atual da arte nos últimos 5 anos e foram coletados da base SCOPUS. Do levantamento totalizou-se 1764 citações gerais, que foram reduzidas para 208 depois de serem filtradas considerando título e resumo e, finalmente, 177 citações, considerando os artigos publicados nas mais prestigiadas revistas científicas, com alto valor de impacto e enquadradas na classificação Qualis A1 e A2.
A quantidade de publicações pertinente à EC apresentam um crescimento acentuado principalmente a partir de 2016. A média de publicações entre 2014 e 2015 esteve em torno de 25/ano, muito inferior às quase 70 publicações observadas em 2016. Para o ano de 2017, o volume de produção ainda no primeiro trimestre mostra-se muito expressivo e deverá como tendência superar significativamente a produção do ano anterior. A preocupação com Gestão e Conceitos relativos à EC vem aumentando ano a ano, sendo que apenas nos primeiros 3 meses de 2017 já se superou a quantidade de artigos produzidos em 2016.
O acelerado aumento em publicações referentes à economia circular reitera a relevância crescente do assunto, a qual demonstra ser área ativa, atual e estratégica. A analise das tendências e estratificações das pesquisas em EC tem sua importância nas críticas atuais ao fato da aceleração da produção e consumo em massa se dar em uma trajetória ainda nada sustentável, e ainda mais, ao fato de refletir as oportunidades que se vislumbram diante da mudança de percurso propiciada por um conjunto de conceitos e novas práticas em EC em detrimento à obsoleta economia linear ainda vigente.
Geng, Y., et al. 2014. Emergy-based assessment on industrial symbiosis: a case of Shenyang Economic and Technological Development Zone. Environmental Science and Pollution Research, 21.23, 13572-13587. Genovese, A., et al. 2017. Sustainable supply chain management and the transition towards a circular economy: Evidence and some applications, Omega 66, 344-357. Lieder, M., & Rashid, A., 2016. Towards circular economy implementation: a comprehensive review in context of manufacturing industry. Journal of Cleaner production, 115, 36-51.