Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS INDUSTRIAIS E INTERNACIONALIZAÇÃO NO BRASIL: Um estudo dos efeitos da intervenção estatal sobre a inserção internacional das empresas brasileiras
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Internacionalização
Política Industrial
Investimento Direto Estrangeiro

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Lucas dos Santos Faria
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Campus Catalão
2 - Nádia Campos Pereira Bruhn
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Centro de Integração do Mercosul

Reumo

As políticas industriais implementadas no Brasil buscaram desenvolver ações estratégicas para promover o investimento produtivo, o emprego, a inovação e a competitividade da indústria brasileira. No Brasil, os programas de política industrial se intensificaram, principalmente, com a implementação da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) e tiveram continuidade com a Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) e, mais recentemente, com o Plano Brasil Maior (PBM).
Diante das inúmeras transformações ocorridas na economia nacional, devido ao processo de globalização e à intensificação do processo de internacionalização da economia brasileira é que desenvolveu-se a proposta desta pesquisa que pode ser traduzida no seguinte problema: Quais são os efeitos da intervenção estatal por meio das Políticas Industriais sobre a internacionalização das empresas brasileiras? Constitui objetivo desta pesquisa identificar os efeitos da intervenção estatal por meio das políticas industriais sobre a internacionalização das empresas brasileiras no período entre 1982 a 2014
A fundamentação teórica deste estudo é construída com base em recorte teórico sobre políticas públicas e, em especial, sobre políticas industriais. O recorte teórico apresenta os principais conceitos relacionados à política industrial, bem como os principais programas de política industrial implementados no Brasil.
A seção de metodologia apresenta os procedimentos metodológicos utilizados para identificar os períodos de intervenção estatal por meio de políticas industriais para o período 1982-2014 e seus efeitos sobre o processo de internacionalização brasileira por meio do ajuste de modelos autorregressivos integrados de médias móveis (ARIMA) e de intervenção.
As evidências deste estudo indicam que apenas a intervenção que caracteriza o período de 2004-2008 contribuiu para alterar significativamente o comportamento da série de exportações de bens e serviços (% PIB). Além disso, os resultados indicaram que os períodos que caracterizam os programas de intervenção estatal por meio de política industrial – PITCE, PDP e PBM – contribuíram para alterar positivamente o comportamento das séries de fluxos de saída de IDE no período analisado.
As evidências deste estudo ressaltam o papel fundamental da intervenção estatal por meio de política industrial sobre o desempenho das empresas brasileiras no mercado internacional. Os resultados desta pesquisa ressaltam a importância do apoio governamental ao processo de internacionalização das empresas brasileiras.
BIELSCHOWSKY, R. Evolución de lasideas de la Cepal. Revista de la Cepal, Santiago do Chile,Número extraordinário, 1998.p. 1-14. HARRISON, A.; RODRÍGUEZ-CLARE, A. Trade, foreign investment, and industrial policy for developing countries. In: RODRIK, D.; ROSENZWEIG, M. (Ed.). Handbook of development economics. Amsterdam: Elsevier, 2010. p. 4039-4198. KRUGMAN, P. R. Industrial organization and international trade. In: SCHMALENSEE, R.; WILLIG, R. (Ed.). Handbookof industrial organization. New York: Elsevier, 1989. p. 1-74.