Resumo

Título do Artigo

CULTURA EMPREENDEDORA ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS: O CASO DA LIGA EMPREENDEDORA DE UBERLÂNDIA-MG
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Associações Universitárias
Cultura Empreendedora

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - FELIPE COSTA VILELA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
2 - Rodrigo Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

A onda de empreendedorismo vivida dos anos noventa em diante levou a uma série de desdobramentos, dentre eles, o surgimento de organizações criadas com o propósito de disseminar e influenciar o processo empreendedor. As universidades passam a ter importância nesse cenário, contribuindo e fornecendo recursos para o desenvolvimento dessas organizações influenciadoras, que nascem na forma de Empresas Juniores, Associações e Ligas Universitárias, Incubadoras de Empresas e Programas de Empreendedorismo.
O presente estudo de caso tem por objetivo compreender como uma associação universitária dissemina o empreendedorismo e a cultura empreendedora entre os jovens da cidade de Uberlândia-MG. Os elementos investigados foram (i) o processo de formação da associação, as motivações e as atividades realizadas; (ii) quais elementos culturais podem ser encontrados na associação; (iii) o processo de desenvolvimento e disseminação da cultura empreendedora entre os membros e na comunidade acadêmica.
Surgem conceitos relacionando o comportamento empreendedor a uma forma de crença, um conjunto de valores e ideologias e, em alusão às teorias antropológicas, passa a se falar de uma cultura empreendedora. Tal conceito começa a aparecer nos estudos científicos, sendo definido por Davis (2002) como o processo de incentivo, cultivo e disseminação dos valores da inovação, da mudança catalítica, da oportunidade, da capacidade de criação e da ética, e por Zhao (2005), como o conjunto de normas, valores e crenças que são compartilhados em direção à vontade de mudar e tirar as pessoas de suas zonas.
Este estudo tem carácter qualitativo descritivo. O enfoque qualitativo escolhido foi o de estudo de caso da Liga Empreendedora de Uberlândia, uma associação fundada em 2014, pelos próprios jovens universitários. Foram utilizadas a técnica de triangulação de dados por meio da observação não-participante, entrevistas semi-estruturadas e análise documental para o seu desenvolvimento. Por fim, o processamento dos dados se deu pela análise de conteúdo.
A Liga Empreendedora de Uberlândia é uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Uberlândia-MG. O objetivo da Liga é desenvolver o empreendedorismo e suas práticas, de três formas principais: (i) mentoria de empresários, intitulados mentores, a convite da própria associação; (ii) eventos abertos realizados em escolas, universidades e empresas; (iii) associação de jovens com alto poder de transformação e impacto na sociedade.
As conclusões do trabalho mostram que a disseminação da cultura empreendedora se dá por meio do conjunto de atividades desenvolvidas pelos membros da associação, como eventos, processo seletivo. competições internas, encontro com mentores e viagens. O trabalho ainda pode servir de referência para a criação de novas instituições semelhantes. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados não podem ser generalizados.
DAVIS, S. M. Social Entrepreneurship: Towards an Entrepreneurial Culture for Social and Economic Development. In: YOUTH EMPLOYMENT SUMMIT, 34., 2002, Arlington, Anais... 2002. ZHAO, F. Exploring the synergy between entrepreneurship and innovation. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research. Emerald Group Publishing Limited. Austrália, 2005, vol. 11, n. 1, p. 25-41.