Resumo

Título do Artigo

A Análise Compreensiva do Processo de Geração e Compartilhamento do Conhecimento
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Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Inovação
Indústria Criativa

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Rafael Schaab
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA
2 - Vanessa Theis
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - PPG em Qualidade Ambiental
3 - Dusan Schreiber
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - ICSA

Reumo

Dentre os esforços empreendidos para se adaptar a mudanças do mercado, destaca-se que as alterações no ambiente organizacional interno se concentram na equipe de colaboradores, uma vez que, estes são os detentores do conjunto de competências e conhecimentos específicos, que facultam a permanência da organização no mercado. A Gestão do Conhecimento (GC), definida como um processo de gerar, compartilhar e incorporar continuamente novos conhecimentos a produtos e serviços, tecnologias e sistemas, faz parte do portfólio de modificações.
Nesta perspectiva, compreender como ocorre o processo de geração e compartilhamento do conhecimento, entre as pessoas que trabalham na organização, pode ser interpretada como relevante. Com o objetivo de evidenciar como ocorre o processo de geração e compartilhamento do conhecimento em uma organização de tecnologia de informação e comunicação, foi realizado um estudo de caso único, em uma empresa de software, localizada na região sul do Brasil.
De acordo com Probst, Raub e Romhardt (2002), a aquisição do conhecimento ocorre por meio da integração do conhecimento externo à base existente, e o desenvolvimento do conhecimento por meio da criação de competências internas na organização. Alvarenga Neto (2008) define a etapa de criação do conhecimento nas organizações, como o período temporal, no qual é concebido e operacionalizado o processo de aprendizagem, por meio do qual são geradas, adquiridas e processadas informações, com o intuito de gerar um novo conhecimento, que pode contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades, capac
Optou-se pela abordagem qualitativa de coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas semiestruturadas, com os gestores da organização, complementada com o levantamento documental e observação não participante. As questões da entrevista emergiram da revisão teórica, relacionada com o tema investigado e aplicação do roteiro foi precedida por um pré-teste para validação das perguntas quanto à clareza e compreensão das mesmas. Dentre as aplicações para o estudo de caso citado por Yin (2010), procurou-se descrever o contexto da vida real e realizar uma avaliação descritiva.
A referida opção metodológica facultou a reflexão acerca das especificidades do processo organizacional, que visa propiciar condições adequadas para a geração e compartilhamento do conhecimento. Os resultados confirmaram a literatura revisada, ao constatar que as práticas organizacionais que contribuem para a geração e compartilhamento do conhecimento decorrem de políticas de gestão de pessoas, tais como seleção e capacitação, bem como a interação e acesso a informações, registradas em repositórios internos, disponíveis para todos os colaboradores da organização.
As organizações que operam no segmento de tecnologia, informação e comunicação apresentam alto nível de dependência da combinação do conhecimento, capacidades individuais e coletivas, de todos os colaboradores. Nesse sentido a geração e compartilhamento do conhecimento se tornou a fonte mais relevante de diferenciação das empresas que operam no referido segmento econômico.
ALVARENGA NETO, Rivadávia Correa Drummond de. Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo. São Paulo, SP: Saraiva, 2008. PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre, RS: Bookman, 2002. TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008.