Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO ESPORTE BRASILEIRO: ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE NA VISÃO DE GESTORES E STAKEHOLDERS DA MODALIDADE OLÍMPICA VELA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Políticas públicas no esporte.
Gestão esportiva.
Recursos públicos.

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Lucas Ribeiro Salles
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - NIteroi
2 - Guido Vaz Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Departamento de Engenharia de Produção

Reumo

Com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, intensificou-se a mobilização governamental para que se cumprissem os prazos de obras de infraestrutura, transporte e arenas esportivas. Pois as políticas públicas voltadas ao esporte não devem focar apenas os Jogos Olímpicos, nem somente os esportes de alto rendimento, mas incentivar e fomentar o crescimento esportivo no país em longo prazo. Hoje, o esporte é visto por muitos governos como uma importante ferramenta para combater a exclusão social, melhorar a saúde da população e fomentar o crescimento econômico.
Com a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Governo Federal adotou políticas públicas do esporte voltadas ao alto rendimento, com um grande investimento na preparação dos atletas em detrimento de políticas voltadas para o esporte de base e de lazer da sociedade. O objetivo dessa pesquisa é investigar de que modo as políticas públicas para o esporte de alto rendimento podem alavancar o esporte como mecanismo social, verificando o que pensam articuladores de políticas públicas, atletas, gestores, no caso específico, da modalidade Vela.
A pesquisa pautou-se em quatro pontos: a) definição do esporte, pautando-se em autores como Alves e Pieranti (2007), Barbanti (2006); b) gestão do esporte, utilizando autores como Bateman e Snell (1996), Slack e Parent (2006), Chelladurai (2009); c) políticas públicas para o esporte, abordando autores como Bergsgard et al. (2007), Hoye, Nicholson e Houlihan (2010), Coalter (2007); d) modelo de coalizão de defesa, modelo utilizado para realizar o diagnóstico das políticas públicas voltadas para o esporte. Modelo criado por Sabatier e Jenkins-Smith (1993).
Esta pesquisa tem caráter qualitativo e analítico, ajustada a procedimentos de registro, análise e correlação de dados. Utilizando procedimentos metodológicos recomendados por Richardson (1999) e Bardin (2004) foi determinado a população da pesquisa: 10 entrevistados com relevância no meio esportivo, dentre eles: atletas, gestores de confederação esportiva, jornalista, representante do Ministério do Esporte e representante do Comitê Olímpico do Brasil. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro semiestruturado de perguntas.
Foram construídas quatro redes principais, onde se buscou avaliar: a) o investimento no esporte de alto rendimento; b) o investimento no esporte de base; c) a percepção negativa, por parte dos entrevistados, sobre o desempenho do Governo Federal em relação ao esporte; e d) a percepção positiva dos entrevistados sobre o desempenho do Governo Federal em relação ao esporte. Além disso, a partir das respostas obtidas foi possível aplicar o modelo de coalizão de defesa para realizar o diagnóstico das políticas públicas voltadas ao esporte.
Verificou-se, no estudo realizado, que, de acordo com a avaliação dos entrevistados, a atuação do Governo Federal no esporte de modo geral é positiva e considerada essencial para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Mas por outro lado, verificou-se que o investimento está sendo canalizado para um propósito equivocado, pois o esporte de base deveria ser prioridade do Governo Federal, atrelado a uma política nacional que o associe à educação. Na visão dos entrevistados, o esporte é uma excelente ferramenta de auxílio para solução de questões sociais.
BARBANTI, V. J. O que é esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 54-58, jan. 2006. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004. BERGSGARD, Nils.Asle; HOULIHAN, Barrie; MANGSET, Per; NODLAND, Svein.Ingve& ROMMERTVEDT, Hilmar: Sport Policy: A Comparative Analysis of Stability and Change. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2007. SABATIER, Paul A., & HANK, C. Policy change and learning: an advocacy coalitian aproach. Boulder: Westview Press, Inc. (1993).