Resumo

Título do Artigo

DISCLOSURE SOCIOAMBIENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO NAS EMPRESAS LISTADAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Disclosure Socioambiental
Sustentabilidade Empresarial
Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 15

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Rennan Marreiro Pereira
-
2 - Vanoilton Rakne Ferreira da Silva
-
3 - Diane Rossi Maximiano Reina
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Campus Goiabeiras
4 - Donizete Reina
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - goiabeiras
5 - William Aparecido Maciel da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Monica

Reumo

Responsabilidade social corporativa (RSC) e sustentabilidade empresarial (SE) vêm sendo considerados um investimento ou uma estratégia de negócio que compreende a adoção de melhores práticas de gestão que vão ao encontro das necessidades atuais e futuras dos stakeholders (ANDRADE et al., 2013).
Dentro desse contexto, pretende-se responder a seguinte questão de pesquisa: qual o nível de divulgação das informações socioambientais das empresas da BM&FBovespa classificadas no índice de sustentabilidade empresarial? Desta forma, o objetivo geral do estudo é de identificar o nível de divulgação das informações socioambientais das empresas mantidas na carteira da BM&FBovespa classificadas no índice de sustentabilidade empresarial compreendendo o período de 2013 a 2015.
De acordo com Andrade et al. (2013), a partir de 1990 houve o início de uma tendência dos investidores procurarem investimentos socialmente responsáveis, no objetivo de gerar retornos a longo prazo. Desta forma, pioneiro na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) teve início no Brasil em 2005, pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em conjunto com outras entidades.
A população desta pesquisa consiste nas empresas que permaneceram no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa no período de 2013 a 2015. Esta delimitação da amostra motivou-se baseado no estudo de Los et al. (2014), onde investigaram as empresas que permaneceram no ISE durante o período de 2010 a 2013 e ainda, segundo Beuren, Santos e Gubiani (2013) presume-se que as empresas listadas no ISE apresentam maior nível de evidenciação ambiental.
O resultado apresentado identificou que a empresa que mais divulgou informações socioambientais foi a (Natura, 92%), empresa esta, que atendeu a quase todos os quesitos de evidenciação propostos pelo constructo teórico e que foi destaque também no estudo de Rover et al. (2008). As empresas que também evidenciaram muitos dos requisitos constantes nas categorias ambientais foram a Energias BR (EDP) e Vale (ambas com 81% do NGD).
Como principais resultados, as informações sobre políticas ambientais foram as mais divulgadas pelas empresas (81%), ao passo que sistemas de gerenciamento ambiental e educação, pesquisa e treinamento foram outras categorias bastante mencionadas (Disclosure de 70%). As empresas com os maiores níveis de disclosure socioambiental foram: Natura (92%), Energias BR (EDP) (81%), Vale (81%) e Braskem (80%), acompanhadas das demais empresas apresentadas na Tabela 3. A empresa que apresentou o disclosure socioambiental mais baixo foi a Itausa (39%).
BMFBOVESPA. 2016. Metodologia do índice de sustentabilidade empresarial (ISE). Disponível em: . Acesso em: 31 de mai. 2016. CALIXTO, L.; BARBOSA, R. R.; LIMA, M. B. Disseminação de informações ambientais voluntárias: relatórios contábeis versus internet. Revista de contabilidade & finanças, Edição 30 anos de Doutorado, p. 84-95, jun. 2007.