Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA PARA METODOLOGIA DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E ANÁLISE DE SUAS CONTRIBUIÇÕES
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Palavras Chave

Competências Técnicas
Gestão de Pessoas
Metodologia de Levantamento

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Nathalie Perret
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - José Antonio Monteiro Hipólito
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
3 - Ney Nakazato Miyahira
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia e Administração

Reumo

O conceito de competências vem sendo debatido há décadas no mundo acadêmico e organizacional. Além dos níveis individual e organizacional, o conceito aplica-se também à equipe ou área de trabalho, numa dimensão intermediária denominada competência técnica, ainda pouco explorada. Na prática, espera-se que a estruturação das competências técnicas contribua para clarificar e orientar a atuação esperada dos profissionais em sua dimensão mais específica; auxiliar na identificação das necessidades de desenvolvimento técnico e no planejamento de ações de desenvolvimento.
Constatamos que o gap na literatura sobre competências técnicas, vem acompanhado da ausência de uma metodologia para seu mapeamento e de como elas devem se inserir na gestão de pessoas. Para contribuir com o preenchimento destas lacunas, este artigo tem como objetivo explicitar as contribuições, os desafios e potencialidades do mapeamento das competências técnicas para a Organização e para os profissionais, além de propor a metodologia para o mapeamento dessas competências. Essa metodologia foi aplicada com bons resultados em uma Cooperativa que se constituiu em nosso estudo de caso.
Neste artigo, definimos as competências técnicas como as contribuições (entregas) das áreas que compõe a Organização, ou seja, devem traduzir as contribuições que competem a cada área da empresa, as quais devem estar alinhadas à estratégia da organização, sendo dela derivada e servir como elemento orientador às entregas e contribuições individuais. Entendemos que para que esse conceito seja operacionalizado em um ambiente de transformação e mudança deve ser especificada de forma ampla, não as amarrando às entregas específicas de cada uma das funções e cargos nela existente.
Há duas perguntas que direcionam a pesquisa: Como realizar o mapeamento das competências técnicas? E, quais as contribuições de seu levantamento para as práticas de gestão de pessoas? A pesquisa é de natureza exploratória, abordagem qualitativa, método de pesquisa pesquisa-ação. Os autores participaram do desenvolvimento e implantação das competências técnicas conjuntamente com a equipe de uma Cooperativa. A coleta de dados iniciou-se a partir da análise documentos da Organização e em seguida, a técnica adotada foi de grupos focais, sendo dois grupos: gestores e profissional de RH.
Para o levantamento das competências técnicas foram adotadas quatro etapas: a primeira contemplou a análise documental; a segunda constituiu-se na realização de Piloto na área de Recursos Humanos; a terceira, o levantamento com as demais áreas e a etapa final foi de consolidação. O levantamento das competências técnicas trouxe três contribuições que foram observadas na Cooperativa: clarificar e orientar a atuação esperada dos profissionais em sua dimensão técnica; orientar o desenvolvimento dos profissionais e, por fim, constituir-se em componente da descrição de cargos.
As competências técnicas se mostram como referencial meso, por isso não é recomendado a avaliação dos indivíduos nesse referencial. Para que as competências técnicas sejam efetivadas elas dependem de outros recursos além do humano, e também da maneira como a Organização articula esses recursos. Apesar disso, sua especificação pode contribuir para o desenvolvimento das pessoas, preenchendo lacuna deixada pelo referencial de competências individuais. Também, há a contribuição com a entrega organizacional, dando uma dimensão mais concreta que o conceito de competência organizacional.
Dutra, J. S. (2017) Competências - Conceitos, Instrumentos e Experiências. São Paulo: Atlas. Fleury, M.T.L.; & Fleury, F. A. (2001) Construindo o Conceito de Competência. Revista de Administração Contemporânea - RAC, Edição Especial: 183-196. Prahalad, C. K.; Hamel, G. (1994) Competing for the future. Harvard Business School Press, Boston: p. 01-25. Ruas, R. (2003, setembro) Gestão Por Competências: Uma Contribuição à Perspectiva Estratégica da Gestão de Pessoas. Anais do XXVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração São Paulo, SP, Brasil.