3 - JOELMA DE SOUZA SANTOS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - hIGIENOPOLIS
4 - LAURA PADOVAN PASSOS UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
5 - STEPHANIE COURI UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
Reumo
As constantes mudanças no ambiente econômico têm impelido empresas à busca de novos caminhos estratégicos para lidar com a crescente complexidade e a competição presentes em diversos setores produtivos. Esse movimento também tem sido percebido no setor de autopeças com a chegada de novos concorrentes, onde se destaca a busca por alianças estratégicas como forma das empresas reunirem maior competitividade em preços, melhorias na qualidade dos seus produtos e maior participação de mercado.
Diante deste cenário, torna-se relevante investigar a relação entre a chegada de novos concorrentes, a competitividade do mercado, a formação de alianças estratégicas e o desempenho organizacional de empresas, a fim de responder a seguinte questão de pesquisa: quanto a chegada de novos concorrentes, a competitividade de mercado e a busca por alianças estratégicas estão relacionados com o desempenho organizacional de empresas no setor de autopeças?
As alianças estratégicas são mecanismos híbridos de governança utilizados para complementar habilidades e conhecimentos, compartilhar recursos e reduzir custos. As alianças são estabelecidas entre duas ou mais empresas para potencializar o desempenho organizacional, abordado neste estudo em termos de desempenho econômico e da vantagem sobre a concorrência. Então, por meio das alianças estratégicas as empresas podem reunir maior competitividade de mercado mediante a redução dos custos, melhoria da qualidade e maior diferenciação em relação aos concorrentes.
Considerando a natureza do problema de pesquisa utilizou-se o método quantitativo para testar as relações propostas no estudo. Os dados, coletados por meio de questionário com assertivas em escala Likert, respondidos por gestores estratégicos, foram processados com técnicas exploratórias de estatística descritiva, análise fatorial, seguida da análise confirmatória por modelagem em equações estruturais (MEE-PLS) que permitiu estimar simultaneamente as relações propostas no estudo.
A análise dos dados coletados com 40 respondentes do setor de autopeças revelou que 43% deles eram diretores ou gerentes e que a maioria das empresas pesquisadas realizaram parcerias nos últimos três anos, mais especificamente, acordos de terceirização e de produção. Com a análise, constatou-se que o aumento de novos entrantes influenciou a competitividade setor e esta impulsionou a busca por alianças estratégicas as quais impactaram significativamente o desempenho das empresas.
A pesquisa permitiu concluir que a formação de alianças estratégicas contribui significativamente para desempenho organizacional e a escolha deste mecanismo de governança é uma saída estratégica às empresas do setor de autopeças para lidar com a chegada de novos concorrentes e se manterem competitivas no mercado.
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