Resumo

Título do Artigo

A Socialização Profissional de Secretários Executivos
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Palavras Chave

Socialização Profissional
Secretariado Executivo
Sociologia das Profissões

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Emiliano Sousa Pontes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
3 - Augusto Cézar de Aquino Cabral
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC
4 - Tereza Cristina Batista de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
5 - Cibele Barsalini Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

A sociologia das profissões surgiu na primeira metade do século XX, acompanhando o advento da teoria organizacional, e trata da profissionalização das atividades de trabalho por meio de duas concepções tradicionais: o funcionalismo e o interacionismo simbólico. Dentro deste, que enfoca as interações sociais, encontra-se a socialização profissional, que consiste na inserção do indivíduo em uma profissão, abrangendo um conjunto de conhecimentos, habilidades, normas e valores adquiridos na formação acadêmica e aplicáveis a diversas instâncias durante todo o período do exercício profissional.
Assim, surge o seguinte questionamento: como ocorre a socialização profissional de secretários executivos? Para responder essa questão, o presente estudo tem por objetivo analisar o processo de socialização profissional de secretários executivos, por meio das fases de transição, de modo a verificar como ocorre a aplicação dos conhecimentos, habilidades, normas e valores inerentes à profissão na prática profissional, e integração, ao serem analisados os papéis profissionais desempenhados e as comunidades profissionais em que os secretários executivos são engajados.
Os teóricos do interacionismo simbólico anunciam que as atividades de trabalho se tornam profissionais por meio de um processo específico de socialização (DUBAR, 2012). Kramer et al. (2013) analisa a socialização profissional por meio de um modelo teórico que consiste em um processo de três fases: separação da academia, transição para a prática profissional e integração em papéis e comunidades profissionais. A profissão de secretário executivo, ao desempenhar seu papel de assessoria, contribui para a gestão das organizações e sua atuação torna-se cada vez mais estratégica (NONATO JÚNIOR, 2009)
Pesquisa de campo qualitativa e descritiva, realizada por meio de entrevistas de roteiro semiestruturado com 15 secretários executivos que trabalham em organizações públicas e privadas, localizadas no estado do Ceará. Os dados são analisados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2006), utilizando-se o software ATLAS.ti 7.
No tocante à fase de transição, foram evidenciadas oito unidades de registro relacionadas à prática profissional dos secretários executivos entrevistados: desconhecimento e desvalorização da profissão, sigilo profissional, proatividade, estágio, relacionamento interpessoal, técnicas de secretariado, língua estrangeira e honestidade. Em relação à fase de integração, consolidou-se quatro unidades de registro relacionadas aos papéis profissionais principais e secundários desempenhados pelos secretários executivos: assessoria, difusão da profissão, gestão e pesquisa e ensino.
O estudo fomenta a literatura empírica sobre socialização profissional, ao abordar uma profissão ligada diretamente à gestão das organizações, contribuindo para a compreensão da inserção dos indivíduos no contexto do trabalho, na medida em que se observa a adequação e o desempenho profissional. Como limitação desta pesquisa destaca-se a abordagem apenas de profissionais inseridos em organizações cearenses. Sugere-se a realização de pesquisas quantitativas, podendo-se investigar a influência de outras variáveis, como escolha vocacional, nesse processo, e propor generalizações.
DUBAR, C. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 351-367, maio/ago. 2012. KRAMER, M.; MAGUIRE, P.; HALFER, D.; BREWER, B.; SCHMALENBERG, C. Impact of residency programs on professional socialization of newly licensed registered nurses. Western journal of nursing research, v. 35, n. 4, p. 459-496, 2013. NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.