Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERTADA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ENSAIO TEÓRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação
Formação Profissional
Educação a Distância

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

E-learning e o uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)

Autores

Nome
1 - Diego Eller Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Engenharia de Produção
2 - Marina Bazzo de Espíndola
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Metodologia de Ensino
3 - Roberto Moraes Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Psicologia
4 - Dalton Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Informática e Estatística

Reumo

A avaliação e a melhoria contínua da qualidade são cruciais para garantir a efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD. A expressão “qualidade educacional” tem sido utilizada para fazer referência à eficiência, eficácia e efetividade dos programas de formação e de suas instituições (DAVOK, 2007). Sander (1995, p. 46-47) conceitua a efetividade como “o critério institucional que revela a capacidade administrativa para alcançar as metas estabelecidas ou os resultados propostos”.
Por meio da análise das recomendações para futuras investigações indicadas nos estudos científicos mais atualizados acerca da temática, a oportunidade de pesquisa identificada é a realização de uma revisão integrativa de literatura referente à avaliação de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD. O objetivo, portanto, é revisar a literatura científica mais atual acerca da temática, o que representa a primeira etapa de um processo de desenvolvimento de instrumentos e/ou escalas de avaliação de efetividade da formação profissional no contexto da EaD.
Os estudos científicos relacionados à avaliação de efetividade da formação profissional ofertada no contexto da modalidade EaD utilizam diferentes termos para se referirem à efetividade da intervenção. Pilati e Abbad (2005) importantes conceitos utilizados para descrever processos de mudança de estados comportamentais em decorrência da formação profissional. Hamblim (1974) apresenta o conceito de transferência da aprendizagem e Kirkpatrick (1976) o modelo mais utilizado pela literatura para avaliar programas de formação profissional.
Para o desenvolvimento do estudo, foi realizada uma revisão bibliográfica sistemática, cujo método foi o de revisão integrativa. O objetivo desse método é traçar uma análise sobre o conhecimento já construído acerca de determinado fragmento da literatura. Para o processo de seleção e filtragem de um banco de artigos científicos foi utilizado o instrumento de intervenção ProKnow-C, que estabelece critérios rigorosos e passíveis de serem replicados por outros pesquisadores.
A análise bibliométrica permitiu a identificação de determinadas características básicas acerca do desenvolvimento do tema na comunidade científica, com predomínio dos estudos na área da saúde. A análise de conteúdo indicou não haver consenso acerca da definição de efetividade da formação profissional, além de demonstrar que os estudos têm incorporado os dois primeiros níveis do modelo de Kirkpatrick (1976) em seus modelos de avaliação de efetividade.
Destaca-se a importância da inclusão de possíveis variáveis preditoras de efetividade da formação profissionais, relacionadas às características institucionais, da mediação pedagógica e dos participantes, aos modelos de avaliação de efetividade da formação profissional no contexto da EaD. Recomenda-se que em futuras investigações o modelo proposto seja operacionalizado em itens mensuráveis, passíveis de serem analisados estatisticamente, a fim de aprimorar o modelo conceitual proposto.
HAMBLIN, Anthony Crandell. Evaluation and Control of Training. Industrial Training International, v. 9, n. 5, p. 154-6, 1974. KIRKPATRICK, Donald L. Evaluation of training. In: CRAIG, R. L. Training and development handbook. 2. ed. New York: McGraw-Hill, 1976. p. 18.1-18.27. PILATI, Ronaldo; ABBAD, Gardênia. Análise fatorial confirmatória da escala de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 21, n. 1, p. 43-51, 2005. SANDER, Benno. Administração da educação e relevância cultural. Gestão da Educação na América Latina, Campinas: Editora Autores Associados, 1995.