Resumo

Título do Artigo

A PESQUISA-AÇÃO EM AÇÕES EXTENSIONISTAS COM A TEMÁTICA GESTÃO PÚBLICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Palavras Chave

Pesquisa-ação
Extensão Universitária
Gestão Pública

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Diego Fillipe de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública
2 - Jorge da Silva Correia Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Sede - EaD

Reumo

A disseminação do conhecimento é o principal objetivo das Instituições de Ensino Superior (IES), que por sua vez estruturam-se nos pilares indissociáveis do ensino, pesquisa e extensão. Dentre as diversas estratégias metodológicas está a pesquisa-ação, que possui características semelhantes às da extensão universitária, destacando a participação social. A inserção de uma sociedade participativa ocorre também na gestão pública, reiterando a democracia e alinhando as necessidades públicas aos direcionamentos da administração pública.
Apesar da previsão constitucional da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, é notória a minimização da extensão como formadora de conhecimento nas IES. Por sua vez, existe um descrédito na atuação da administração pública, e a população tem reivindicado democracia e participação social em sua gestão. As IES podem agir aplicando uma estratégia que associe as suas três principais funções e democratize a gestão pública. O objetivo deste trabalho é identificar nas IES a utilização do método pesquisa-ação nas ações extensionistas com a temática administração pública e/ou gestão pública
O ensino superior é responsável por facilitar a propagação do conhecimento (UNESCO, 2010). A legislação considera o ensino, pesquisa e extensão funções indissociáveis nas universidades (BRASIL, 1988, on-line). Thiollent (1986) conceitua pesquisa-ação como uma pesquisa social que atua em um problema coletivo e visa à transformação social, com características semelhantes à extensão universitária. O principal objetivo da administração pública consiste no atendimento das demandas da sociedade (CATELLI; SANTOS, 2004), que tem atuado ativamente estruturando uma gestão social (PAES DE PAULA, 2005).
Trata-se de um estudo bibliométrico, descritivo e exploratório, com abordagem quali-quantitativa realizado através da análise de ações extensionistas de IES cadastradas no Sistema de Gestão de Projetos (SIGProj). Foram estabelecidos indexadores para delimitação de ações cadastradas para posterior análise dos resumos descritivos. A análise objetivou encontrar características da estratégia pesquisa-ação aplicada à gestão pública.
Foram identificadas mais de 45.000 ações e 53 IES cadastradas no SIGProj. Do total de ações, 177 utilizaram no título e/ou palavras-chave os termos administração pública ou gestão pública entre 2005 e maio de 2017, realizadas por 36% (19) das IES cadastradas. Após refinamento de ações pelos indexadores, apenas 29 possuíam os termos delimitados. As análises dos resumos descritivos identificaram 18 ações (aproximadamente 62%) que utilizaram da estratégia pesquisa-ação, ratificando a relação desta estratégia com os objetivos da extensão universitária.
Apesar da minimização da extensão nas IES, é possível identificar seu crescimento, pois como vimos, em pouco mais de 12 anos, mais de 45.000 ações foram cadastradas. Destacam-se principalmente as ações que utilizaram a estratégia pesquisa-ação, pois associaram as funções da IES, reiterando a previsão constitucional. Contudo, apenas 7, das 53 IES cadastradas no SIGProj, aplicaram esta estratégia na gestão pública. Logo, é necessário fomentar a utilização desta estratégia nas IES direcionadas para a Gestão Pública, corroborando para uma administração participativa, democrática e social.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 abr. 2017 CATELLI, A.; SANTOS, E. S. Mensurando a criação de valor na gestão pública. Rev. de adm. Púb., 2004. PAES DE PAULA, Ana Paula. Administração pública brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. Rev. de adm. de emp. 2005. THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1986. UNESCO. Final Report: World Conference on Higher Education 2009. Paris: Unesco, 2010