Resumo

Título do Artigo

DETERMINANTES DE DESEMPENHO DO SETOR DE FLORES
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Palavras Chave

Determinante de Desempenho
Tripé da Estratégia
Estratégia em Organizações

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada na Organização Industrial

Autores

Nome
1 - Cristiane de Sousa Florêncio
-
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiros

Reumo

O agronegócio da floricultura no Brasil vem ocupando posições relevantes como atividade economicamente crescente, tanto em termos de volume de produção, número de produtores, quanto em relação à geração de ocupação e renda, notadamente na última década (JUNQUEIRA; PEETZ, 2014a). Apesar do crescimento do setor, desde 2011, as produtoras de flores têm enfrentado dificuldades ocasionadas pelo decréscimo das exportações. Diante da retração do mercado externo, os produtores do setor de flores precisaram adotar estratégias, que inexistia no contexto anterior, para continuidade e sucesso no mercado.
No entanto, alguns produtores, a exemplo das floriculturas da Serra da Ibiapaba - CE, têm apresentado desempenho superior. Portanto, a questão que orientou este estudo foi: Quais os determinantes do desempenho superior das maiores produtoras de flores da Serra da Ibiapaba - CE frente ao cenário de retração do mercado externo? O objetivo da presente pesquisa consiste em identificar os determinantes do desempenho das principais produtoras de flores da Serra da Ibiapaba tendo como base o Tripé da Estratégia.
Os estudos relacionados à teoria da estratégia empresarial buscam responder o que é estratégia e o que explica a vantagem competitiva. Neste sentido, a estratégia pode ser consolidada no intitulado Tripé da Estratégia, que diz respeito a uma visão da global dinâmica da organização e suas envolventes em uma tríade que integra as visões de mercado, dos recursos internos e das instituições reguladoras, vistas como condicionantes para as questões relativas ao comportamento das empresas, como elas se diferenciam, a melhor forma de como competir e o êxito da estratégia (PENG et. al, 2009).
Quanto aos fins a pesquisa está classificada como descritiva. Quanto aos meios de investigação, é de campo . Quanto à natureza, trata-se de um estudo qualitativo. Dentre as abordagens possíveis de pesquisas qualitativas, optou-se pelo estudo de caso. Para a coleta de dados utilizou-se de um formulário e um roteiro de entrevista composto por questões elaboradas a partir do modelo Tripé da Estratégia. Para o alcance do objetivo, os sujeitos da pesquisa foram o Instituto Agropolos, além das duas principais produtoras da região: Reijers e Cearosa.
Dentre os resultados vale ressaltar em termos da VBI, que o ambiente externo oferece às produtoras um conjunto de condições favoráveis ao sucesso na indústria, dentre eles a baixa rivalidade dos competidores e o baixo poder de barganha dos clientes, por tratar-se de um mercado que apresenta potencial de crescimento. Na ótica da VBR, os recursos intangíveis estão mais presentes do que os tangíveis, destaca-se os recursos humanos, inovadores e reputacionais. Dentre os fatores ligados a IBV, as evidências demonstram a relevância dos fatores informais para o desempenho das empresas pesquisadas.
Nesse sentindo conclui-se que as oportunidades do ambiente externo geradas pela baixa intensidade das forças competitivas (rivalidade entre os concorrentes, poder de barganha de clientes, ameaça de produtos substitutos ou novos entrantes), os recursos e capacidades intangíveis (humanos, inovadores e reputacionais) e as forças institucionais informais (cultura organizacional e identificação das equipes com a atividade) são determinantes do desempenho superior das maiores produtoras de flores da Serra da Ibiapaba – CE em meio ao cenário a retração no mercado externo.
BARNEY, J. B. Gaining and sustaining competitive Advantage. 4. ed. Boston: Prentice Hall, 2011. PENG, M. W.; SUN, S. L.; PINKHAM, B.; CHEN, H. The institution-based view as a third leg for a strategy tripod. Academy of Management Perspectives, v. 23, n. 3, p. 63-81, 2009. PENG, M.; WANG, D.; JIANG, Y. An institution-based view of international business strategy: A focus on emerging economies. Journal of International Business Studies, v. 39, n. 5, 2008. PORTER, M. E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.