Resumo

Título do Artigo

Análise de Fatores Motivacionais de Trabalhadores do Segmento de Tecnologia do Sul do Brasil pela Multidimensional Work Motivation
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Motivação
Profissionais de Tecnologia
Escala MWMS (Multidimensional Work Motivation Scal

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Clarice Lucas da Silva Machado
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Patricia Martins Fagundes Cabral
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Gestão e Negócios
3 - Guilherme Luís Roehe Vaccaro
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG em Gestão e Negócios / PPG em Engenharia de Produção e Sistemas

Reumo

No sentido em que o capital humano passa a ser um diferencial competitivo nas organizações e o tema da motivação passa a ter destaque entre as estratégias de gestão de pessoas, houve interesse na aplicação da MWMS como forma de entender como são percebidos os fatores motivacionais, de acordo com a Escala MWMS, pelos trabalhadores de organizações de tecnologia do Sul do Brasil.
Problema de pesquisa: "Como são percebidos os fatores motivacionais, de acordo com a Escala MWMS, pelos trabalhadores de organizações de tecnologia do Sul do Brasil?". Como objetivo principal, analise da percepção dos trabalhadores de organizações de tecnologia do Sul do Brasil, em relação aos fatores motivacionais da Escala MWMS validada para o idioma português (SANTOS et al., 2015) e sinalizar recomendações práticas às áreas de RH e aos gestores de pessoas para o incremento da motivação de trabalhadores que atuam no segmento de empresas de tecnologia do Sul do Brasil.
A pesquisa baseou-se na Teoria da Autodeterminação (Gagné et al., 2014) e na validação da MWMS (Multidimensional Work Motivation Scale) para o português (Santos et al., 2015). Teorias sobre gestão de pessoas e trabalhadores do conhecimento e suas relações de trabalho foram utilizadas.
A pesquisa caracterizou-se pela natureza descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa e tendo como estratégia a pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se em organizações do segmento de tecnologia do Sul do Brasil através de survey eletrônica, sendo respondida por 256 profissionais no período. Os dados sociodemográficos foram coletados e, a MWMS (SANTOS et al., 2015) foi aplicada como instrumento de coleta de dados da etapa quantitativa. Na etapa qualitativa seis entrevistas semiestruturadas foram realizadas com representantes da população estudada.
Os principais resultados apontam que esses trabalhadores são primordialmente orientados pela Motivação Autônoma, seguidos pela Motivação Controlada. Salienta-se que o fator Desmotivação não foi evidenciado no conjunto de trabalhadores estudado. Sentimentos de ligação com seus valores pessoais, tais como os sentimentos de autonomia e de competência, bem como a motivação para o saber e o aprender se apresentaram como fortes características desses profissionais, os quais valorizam as relações no trabalho em diversos os níveis e são estimulados pela sensação de liberdade psicológica.
Recomenda-se que a motivação seja trabalhada no âmbito organizacional, de liderança e no individual, de forma conjunta, abrangendo mais elementos que possam alavancar o bem-estar do trabalhador e, consequentemente, melhorar os resultados organizacionais.
GAGNÉ, Marylène et al. The Multidimensional Work Motivation Scale: Validation evidence in seven languages and countries. European Journal of Work and Organizational Psychology, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 1-19, 2014. DECI, Edward L. et al. Need satisfaction, motivation, and well-being in the work organizations of a former eastern bloc country: A cross-cultural study of self-determination. Personality and Social Psychology Bulletin, Beverly Hills, v. 27, n. 8, p. 930-942, 2001. MORIN, Estelle M. Os sentidos do trabalho. RAE, Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, p. 8-19, 2001. Outras referências no artigo