Resumo

Título do Artigo

O FENÔMENO DA CRIAÇÃO DE VALOR EM EMPREENDEDORISMO SOCIAL: estudo em uma organização social na Espanha
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Criação de Valor
Espanha

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Monica Cristina Rovaris Machado
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Clemente Penalva Verdu
Universidade de Alicante - Departamento de Sociologia II

Reumo

O ES é entendido como um processo de criação de valor por meio da combinação de recursos, mas por novos caminhos. Estas combinações de recursos destinam-se principalmente à exploração e aproveitamento de oportunidades para criar valor social, estimulando a mudança social ou satisfação das necessidades sociais. Ele emerge num contexto de crise e desafios sociais, econômicos e ambientais nas sociedades contemporâneas e pode ser um mecanismo de trocas sociais para o desenvolvimento econômico sustentável ou ainda responsável pela inovação na resolução de problemas sociais.
Este estudo integrou um projeto mais amplo que os autores desenvolveram na Espanha. O artigo pretende responder a seguinte pergunta: Como se manifesta o fenômeno da criação de valor para os trabalhadores do Centro Especial de Emprego da Associação APSA? O objetivo geral deste artigo é mapear os valores gerados pelo empreendimento social dentro do processo de criação de valor baseado o modelo a teoria de valor de Schwartz, sob a ótica dos trabalhadores, a partir de estudos na cidade de Alicante/Espanha.
O ES também pode ser definido como a criação e realização de um empreendimento que pretende promover uma finalidade social específica ou causa, num contexto de mobilização, valores que são desejáveis e importantes em uma sociedade civilizada. Estes valores podem ser: a liberdade, a igualdade e a tolerância, que são pertinentes para a qualidade da vida humana. O foco principal do ES é a criação de valor social. A criação de riqueza social é o objetivo principal, enquanto a criação de valor econômico, é um subproduto que garante a sustentabilidade e a autossuficiência financeira.
A pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, qualitativa estudo de caso único, As técnicas de pesquisas utilizadas no processo de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas em profundidade, análise de documentos e observação direta A validade do instrumento de entrevista foi realizada por pares e avaliadores externos, como os técnicos da Associação e especialistas da área. A amostra da pesquisa foi escolhida por conveniência e a escolha dos participantes foi intencional e não probabilístico (Creswell, 2010; Flick, 2009, Stake, 2011, Yin, 2016).
O trabalho tem importância significativa na vida dos trabalhadores de APSA/CEE, tem consciência de suas limitações e reconhecem o papel da organização e o seu papel no processo de trabalho. As atividades desenvolvidas por APSA visam na melhoria da qualidade de vida das pessoas com discapacidade, consegue criar valor social para os seus participantes e para a comunidade. O trabalho é uma das formas mais importantes de inclusão, pois permite a seus trabalhadores contribuam na geração de renda como forma de independência, autonomia e dignidade (Schwartz, 2012).
A Espanha tem favorecido a inclusão de pessoas com discapacidade por meio de uma legislação de inclusão e ocupação de lugares no mercado de trabalho que tenham condições de executar atividades de acordo com suas condições intelectuais, sensoriais e físicas. A Espanha é um pais que objetiva a igualdade entre seus cidadãos por meio de legislação especifica, criando políticas públicas que permitam esta inclusão. Como contribuição deste trabalho, foi possível verificar a integração de pessoas com discapacidade mental ao mercado de trabalho, permitindo assim a inclusão laboral.
Lei da Minusvalia (LISMI )13/1982, de 7 de abril Espanha, 1982. Lepoutre, J., Justo, R., Terjesen, S.& Bosma, N.(2013) Designing a global standardized methodology for measuring social entrepreneurship activity: the Global Entrepreneurship Monitor social entrepreneurship study. Small Bus Econ,40:693–714. Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre RS: Artmed. Schwartz, S. H. (2012). An Overview of the Schwartz Theory of Basic Values. Online Readings in Psychology and Culture, 2(1). Retrieved from http://dx.doi.org/10.9707/2307-0919.1116