Resumo

Título do Artigo

RECURSOS E CAPACIDADES ESTRATÉGICOS NA REDUÇÃO DO ISOMORFISMO SOCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Resource-based view
Vantagem Competitiva
Isomorfismo social

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Luciana Maines da Silva
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios

Reumo

A globalização intensificou o chamado para que as empresas usem seus recursos para minimizar a grande variedade de problemas sociais (Hillman & Keim, 2001). Ações sociais e ambientais têm sido o elo entre a responsabilidade socioambiental empresarial e a geração de vantagem competitiva (Sousa-Filho & Barbieri, 2015). Uma vez que os recursos estratégicos são utilizados para obtenção de vantagem competitiva (Barney, 1991), tais recursos também podem ser utilizados com o objetivo de minimizar ou solucionar problemas socioambientais.
O artigo se propõe a discutir se os atributos valor, raridade, imitabilidade e insubstituibilidade de um recurso, propostos por Barney (1991) também contribuem com soluções socioambientais heterogêneas, além de manter a vantagem competitiva da empresa.
A vantagem competitiva sustentável é impulsionada pelos recursos e capacidades estratégicos. Para que um recurso ou capacidade seja considerado estratégico, deve atender a quatro atributos: valor, raridade, imitabilidade e insubstituibilidade (Barney, 1991). A sustentabilidade social é uma condição de melhoria da vida dentro das comunidades e um processo dentro das comunidades que podem atingir essa condição (McKenzie, 2004). E a globalização intensificou o chamado para que as empresas usem seus recursos para minimizar a grande variedade de problemas sociais (Hillman & Keim, 2001).
Ensaio teórico, sendo que foram selecionados artigos através da ferramenta Web of Science e que continham as palavra-chaves “resource” ou “resources” ou “resource based-view” ou “resource-based view” ou “resource based” ou “resource-based” e “competitive advantage”. Os artigos foram organizados por quantidade de citações (do maior para o menor), sendo então identificados e selecionados os artigos seminais (Wernerfelt, 1984; Barney, 1991; Peteraf, 1993; Hart, 1995; Hart & Dowell, 2010), assim como os estudos mais recentes. Também foram selecionados artigos seminais dos demais temas relacionados
Foram destacados que os atributos VRIS dos recursos podem, enquanto geradores de vantagem competitiva, serem utilizados como meio de solução de problemas socioambientais. A principal prerrogativa recai sobre a imitabilidade e insubstituibilidade. Caso os recursos não atendam esses atributos, corre-se o risco de soluções socioamientais semelhantes pelas empresas, gerando um isomorfismo social.
Uma vez que os recursos estratégicos são utilizados para obtenção de vantagem competitiva (Barney, 1991), esses recursos também podem ser utilizados com o objetivo de minimizar ou solucionar problemas sociais e ambientais. A heterogeneidade de recursos conduz à vantagem competitiva. Da mesma forma, recurso heterogêneos podem levar a uma diversificada gama de soluções sociais, ambientais ou, conjuntamente, socioambientais. Dessa forma, se amplia a possibilidade de resultados e contribui para a redução do isomorfismo social. Foi apresendado um framework que justifica essa proposição.
Barney, J. (1991). Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of management, 17(1), 99-120. DiMaggio, P., and W. Powell. "The Iron Cage Revisited: Institutional Isomorphism and Collective Rationality in Organizational Fields." American Sociological Review 48 (1983): 147-160. Hart, S. L. (1995). A natural-resource-based view of the firm. Academy of management review, 20(4), 986-1014. Peteraf, M. A. (1993). The cornerstones of competitive advantage: a resource‐based view. Strategic management journal, 14(3), 179-191.