Resumo

Título do Artigo

ESTAR PRESENTE OU ESTAR NO VIRTUAL? O uso de mídias sociais digitais para tomada de decisão sobre investimentos
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Palavras Chave

Mídias sociais digitais.
Tomada de decisão.
Quase-experimento.

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Jefferson David Araujo Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA
2 - Elisa Akemi Nagatani
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - PROPADM
3 - Ronalty Oliveira Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de pós graduação em administração - PROPADM
4 - Caroline Oliveira Melo
-
5 - ROMMEL DE SANTANA FREIRE
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Finanças e Contabilidade

Reumo

Tecnologias da informação e comunicação (TICs) são ferramentas essenciais na gestão organizacional por garantirem agilidade ao processo decisório. Em tal contexto, as mídias sociais digitais surgem como canais de comunicação com aporte de recursos variados voltados para a rápida conexão das pessoas e realização de tarefas. Destacam-se as aplicações de chats on line, como Whatsapp que se popularizou rapidamente.
Diante da atual tendência comunicacional, este trabalho observa as diferenças existentes entre um processo de tomada de decisão virtual, realizado através do uso de uma mídia social digital, e um processo convencional, com encontros presenciais.
A seção dois explana sobre a tomada de decisão e os principais modelos de processo decisório, assim como esclarece a importância da utilização de mídias sociais digitais para tomada de decisão. Do ponto de vista teórico esta pesquisa reforça os estudos sobre a importância do uso de mídias sociais digitais, assim como incrementa os estudos sobre tomada de decisão.
A estratégia de investigação eleita para esta pesquisa foi o quase-experimento, em que estudantes membros de uma empresa júnior de Administração foram divididos em dois grupos para simular uma decisão sobre investimentos. O primeiro fez uso de um processo convencional, com uma reunião presencial, e o segundo teve sua tomada de decisão suportada exclusivamente pela mídia social digital, o WhatsApp.
Os resultados demonstram que o uso da ferramenta virtual traz incrementos ao processo decisório, proporcionando maior foco, concentração e emprego de um grupo maior de critérios para a tomada de decisão, quando comparado ao processo presencial convencional. No entanto, a maior interação entre os participantes e a busca por fontes externas de informação, para dar suporte à decisão, ainda foram observadas de forma mais evidente no processo decisório convencional.
Pôde-se verificar, através da análise de cada proposição testada que, apesar de o ambiente presencial para a tomada de decisão proporcionar uma maior interação e compartilhamento de conhecimento tácito entre os participantes, que citaram, inclusive, experiências pessoais em cursos e na área de investimentos, foi a reunião em ambiente virtual que proporcionou maior foco (menos desvios do tema proposto), e consequentemente uma maior geração de ideias.
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