Resumo

Título do Artigo

ESTUDO DOS MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS E SUAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO MUNICÍPIO DE BARBACENA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Microempreendedor Individual
Competências Empreendedoras
Empreendedorismo

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Daiane Cristina de Araújo
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - CAMPUS BARBACENA
2 - Conrado Gomide de Castro
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS (IFSEMG) - Barbacena

Reumo

O valor do empreendedorismo tem-se destacado ao longo das últimas décadas, acentuando pesquisas, investimentos e programas de estímulo à atividade empreendedora. Na década de 60, com McClelland (1961), iniciaram-se as primeiras pesquisas sobre o perfil e competências empreendedoras. Com o intuito de reduzir a informalidade, o governo cria em 2008 a figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI). Faz-se então necessário uma maior compreensão das competências empreendedoras possuídas por estes empresários.
Atualmente no Brasil, existem cerca de 27 milhões de empreendedores, o que faz com que o país ocupe o 3º lugar no ranking de países com o maior número de empreendedores no mercado. O Programa MEI tem formalizados atualmente 5.767.835 de empresas espalhadas em todos os estados do Brasil, dos quais, 3.413 estão na cidade de Barbacena. Sendo assim, procurou-se com este estudo identificar a efetiva existência das competências empreendedoras nos Microempreendedores Individuais, a partir da teoria de Cooley (1990) adaptada por Lenzi (2008).
A partir do conceito da ótica comportamental de McClelland (1971), Cooley (1990) desenvolveu um modelo com 10 competências utilizado atualmente pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) como parâmetro para capacitação de empreendedores em nível internacional (MORALES, 2004; TEIXEIRA, 2011; LENZI et al., 2012). Lenzi (2008) baseou-se nos constructos de McClelland (1971) e de Cooley (1990), no intuito de criar um instrumento de abordagem das competências empreendedoras. Instrumento este que também foi utilizado e adaptado na presente pesquisa.
No período de julho à setembro de 2016 foi realizado um survey por meio de uma escala Likert, a partir do cálculo da amostragem, com 156 MEIs do município de Barbacena. Após um pré-teste com 11 microempreendedores e posteriores ajustes, obteve-se 86 respondentes que foram até o escritório do SEBRAE e 70 questionários preenchidos por meio eletrônico. Para a análise dos dados e a formulação de gráficos e tabelas, utilizou-se o Libre Office Calc.
O resultado do estudo mostrou que os microempreendedores individuais da cidade de Barbacena apresentam competências principalmente no Conjunto de Realização (11,40), seguidas dos Conjuntos de Poder (11,35) e Planejamento (10,89). A maior média para o Conjunto de Realização já era esperada visto que é composto pelas três competências com maior presença nos empreendedores (Persistência, Comprometimento e Exigência de Qualidade e Eficiência). As áreas apontadas que necessitam ser trabalhadas são correr riscos calculados, planejamento, e busca de informações.
O que se observou no resultado da pesquisa é que os microempreendedores individuais da cidade de Barbacena/MG têm o perfil empreendedor, segundo a teoria de Cooley (1990), pois apresentam relevante percentual nas características de persistência, são pessoas comprometidas, estão constantemente buscando qualidade e eficiência em suas atividades, conseguem enxergar oportunidades de mercado, são bem relacionados e estabelecem metas de crescimento no mercado competitivo. Contudo, precisam melhorar no tocante à sua propensão ao risco, ao planejamento de suas ações e na busca de informações.
COOLEY, L. Entrepreneurship Training and the Strengthening of Entrepreneurial Performance. Final Report. Washington: USAID, 1990. LENZI, F. C.. Os empreendedores corporativos nas empresas de grande porte: um estudo da associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras. Tese de doutorado da Universidade de São Paulo, 2008. MCCLELLAND, D. C. Entrepreneurship and achievement motivation: approaches to the science of sócio-economic development. In: LEYGEL, P (org.). Paris: UNESCO, 1971.