Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS: Como lidar com tensões em organizações híbridas?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidades Dinâmicas
Tensões Organizacionais
Hibridismo Organizacional

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Aline dos Santos Barbosa
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - FGV-EAESP
2 - Marcello Romani-Dias
ESCOLA SUPERIOR DE ENGENHARIA E GESTÃO DE SÃO PAULO - ESEG (ESEG) - São Paulo

Reumo

Negócios que possuem como objetivo o impacto social e também a geração de lucro podem apresentar dificuldades de gestão devido esta multiplicidade de propósitos. Este tipo de negócio necessita de capacidades que lhe auxiliem no gerenciamento destas tensões para garantir sua sobrevivência no mercado.
O objetivo principal do artigo é investigar como as capacidades dinâmicas contribuem com o gerenciamento de tensões geradas a partir da necessidade de conciliar objetivos econômicos e sociais em organizações híbridas.
Para tal, serão definidos os conceitos e relações teóricas entre Hibridismo Organizacional, Tensões e Capacidades Dinâmicas.
Este trabalho caracteriza-se como um ensaio teórico e relaciona as teorias sobre hibridismo organizacional, tensões organizacionais e capacidades dinâmicas, com a proposta de um modelo conceitual para auxiliar no gerenciamento das tensões neste tipo de organização.
O resultado do trabalho se dá por meio da proposição de um modelo conceitual que trate da relação entre os mecanismos de capacidades dinâmicas (comportamentos e habilidades de mudança e inovação; mecanismos de aprendizado e governança do conhecimento; processos e rotinas de busca e inovação) e os diferentes tipos de tensões organizacionais existentes (aprendizado; de pertencimento; de organização; desempenho).
Como forma de contribuição teórica deste ensaio, destaca-se o ineditismo da proposta de relação e contribuição das capacidades dinâmicas para as tensões em organizações híbridas. Além disso, como contribuição empírica, por meio do modelo proposto, organizações híbridas podem utilizar os elementos das capacidades dinâmicas para auxiliar no gerenciamento das tensões sofridas.
Eisenhardt, K. M., & Martin, J. A. (2000). Dynamic capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21(10/11), 1105-1121. Meirelles, D. S. E. & Camargo, A. A. B. Capacidades Dinâmicas: O Que São e Como Identificá-las?/Dynamic Capabilities: What Are They and How to Identify Them? Revista de Administração Contemporânea, v. 18, p. 41, 2014. Smith, W. K. & Lewis, M.W. Toward a theory of paradox: A dynamic equilibrium model of organizing. Academy of Management Review, v. 36, n. 2, p. 381-403, 2011.