Resumo

Título do Artigo

Liderança como Prática Intercultural: Liderança em Projetos Internacionais na Organização Rotary
Abrir Arquivo

Palavras Chave

liderança
prática
interculturalidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - Otacílio Torres Vilas Boas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

As pesquisas sobre liderança como prática são escassas e não integram a interação entre culturas, que é intrínseca ao fenômeno da liderança. Necessita-se, dessa forma, de uma compreensão mais precisa em relação às práticas existentes, ou seja, que avance para além da figura do líder “herói” e que considere a liderança como um fenômeno coletivo e intercultural, para que a liderança saia de uma perspectiva individual e isolada para uma coletiva, que contemple de forma mais prática a dinâmica organizacional.
Dentro do campo da liderança como prática, no qual nenhuma pesquisa integrou a interação entre culturas, este artigo propõe o estudo da liderança como prática intercultural, por entender que a interculturalidade é elemento fundamental na orientação de como as práticas organizacionais são construídas e na forma como os líderes tomam e alicerçam suas decisões. A partir do referencial teórico citado e da pesquisa empírica conduzida, traz-se a concepção da liderança como prática intercultural.
A liderança é em si uma expressão cultural e intercultural, que envolve questões e embates relacionados a líderes e seguidores nos mais variados contextos organizacionais, regionais, nacionais e internacionais. Nas práticas de liderança, o conhecimento envolve mais do que o saber. Inclui formas de entender, experiências e maneiras de querer e de sentir que estão ligadas entre si, representando um modo de compreender o mundo, abrangendo líderes, seguidores e objetos (incluindo os abstratos). Esse modo de compreender é constituído por referências culturais.
Para o estudo da liderança como prática intercultural, perspectiva aqui proposta, foram utilizados os conceitos de aproximação (zooming in) e distanciamento (zooming out), que integram diferentes teorias da prática e metodologias associadas aos estudos baseados em prática, especialmente a etnografia e a etnometodologia. A pesquisa empírica, conduzida na organização Rotary, incluiu as etapas de contextualização e projetos internacionais, com o acompanhamento de dez projetos. Foram utilizados documentos, entrevistas semiestruturadas, observação direta, observação participante e shadowing.
Com a proposta apresentada, busca-se um novo olhar sobre a liderança por meio da aproximação em relação ao fenômeno, procurando-se não apenas explorar o que líderes e seguidores fazem, mas também entender como são promovidas a organização e a coordenação de atividades em uma coletividade – considerando que os processos culturais existentes orientam a ação e oferecem as bases para a compreensão do contexto analisado. A liderança como prática intercultural em projetos internacionais na organização Rotary é compreendida a partir de três práticas integradas: o servir, a parceria e o conflito.
Os resultados da pesquisa permitem ampliar o campo de estudo da liderança, considerando-a como prática intercultural. A proposta possibilita um conhecimento aprofundado sobre a liderança a partir de um entendimento integrado das práticas existentes, levando em conta os líderes, os seguidores, o contexto e a cultura do grupo, que envolve a cultura organizacional e as culturas sociais presentes.
Nicolini, D. (2009). Zooming in and out: practices by switching theoretical lenses and trailing connections. Organizations Studies, 30(12), 1391-1418. Nicolini, D. (2013). Practice Theory, Work, and Organization: An introduction. Oxford: Oxford University Press. Reckwitz, A. (2002). Toward a theory of social practices: A development in cultural theorizing. European Journal of Social Theory, 5(2), 243-263.