Resumo

Título do Artigo

RESILIÊNCIA: percepção dos profissionais de enfermagem em um hospital público de urgência
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Resiliência
Enfermeiras
Trabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Jonathan Gomes Souza
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - I
2 - Carlos Cesar Ronchi
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - renascença
3 - THIAGO CARDOSO FERREIRA
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - SÃO LUIS
4 - nehemias pinto bandeira
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - renascença

Reumo

Considera-se que a resiliência é um fator importante a ser desenvolvido nos indivíduos, para que eles respondam positivamente às adversidades. O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção da resiliência junto a profissionais de Enfermagem do gênero feminino em um hospital público de urgência, e quais características determinam esse processo nessas profissionais.
Tendo em vista os desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem diariamente devido a situações adversas, e sendo os mesmos responsáveis por vidas, como eles lidam com tais situações? Seria a resiliência um fator fundamental nesse processo? Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção e a relevância da resiliência nos profissionais de enfermagem de um hospital público de urgência e emergência de uma capital.
Considera-se que nos dias atuais a resiliência é utilizada pela administração e psicologia, para caracterizar como as pessoas conseguem continuar sua trajetória na vida, sobrepujando os momentos difíceis, mesmo diante dos impactos negativos que as mesmas sofreram (SANTOS, 2012). Neste ensejo, percebe-se que a resiliência torna-se uma competência importante que as pessoas podem desenvolver e aperfeiçoar e que além do conceito inicial de uma capacidade de superar adversidades (RONCON, CAMPOS, MAZZAFERA E CANGUSSU, 2012).
A pesquisa utilizou-se da análise de discurso como caminho metodológico para interpretação dos resultados. Foram utilizadas três dimensões para análise da resiliência nas profissionais: 1) ela como um fator inato/adquirido; 2) como um processo de adaptação/superação; e 3) como algo circunstancial/permanente.
Evidenciou-se nas enfermeiras que a resiliência desenvolve-se como um fator adquirido, sendo que ora ocorre como um processo de adaptação ora como superação e observou-se a influência da resiliência para obtenção de qualidade de vida no trabalho.
Conclui-se que a resiliência é um constructo psicossocial importante que deve ser desenvolvido nas organizações, pois auxilia na construção de um ambiente organizacional saudável. Diante do exposto, considera-se a importância do tema, compreendendo que a resiliência torna-se um fator preponderante para indivíduos que compõem ambientes organizacionais adversos e que, nas profissionais de Enfermagem, ela é fundamental para o desenvolvimento de ações positivas.
TABOADA, N. G.; LEGAL, E. J.; MACHADO, N. Resiliência: em busca de um conceito. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum., São Paulo , v. 16, n. 3, p. 104-113, dez. 2006. Disponível em: Acesso em: 29 fev. 2016. RONCON, A.; CAMPOS, W. C.; MAZZAFERA, B. L.; CANGUSSU, E. T. Níveis de Resiliência em Adultos da Geração Y de Uma Instituição de Ensino Superior. In: XV SemeAd - Desafios da Gestão: Econômico, Social e Ambiental, 2012, São Paulo. Disponível em: