Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS DE INTEGRAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: um estudo no IFPE, com foco nas ações do Campus Afogados da Ingazeira
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Palavras Chave

Planejamento Estratégico
Desenvolvimento Institucional
Elementos Críticos

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UACC
2 - José Leandro Cândido
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE) - Campus Afogados da Ingazeira
3 - Marcleide Maria Macêdo Pederneiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCTA
4 - ERIVALDO MOREIRA BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UAD

Reumo

O termo “planejamento” é utilizado intuitivamente por pessoas há, praticamente, todo instante. “A forma mais simples de se definir planejamento é dizer que se deve pensar antes de agir” (PALUDO e PROCOPIUCK, 2014, p. 14, grifo do autor). Todavia, nem sempre essa forma intuitiva de planejar pode ser aplicada, em virtude de o ato de planejar envolver tanto situações simples quanto complexas. Nas organizações, por exemplo, planejar não é tão simples assim, pois, geralmente, envolve um grande número de interessados, que precisam ser compreendidos, contemplados e envolvidos, para articular diversos
O PDI tem sido utilizado em grande parte das IES como instrumento de planejamento estratégico (FALQUETO, 2012), todavia, muitas vezes, o planejamento, nessas organizações, representa apenas o cumprimento de uma formalidade institucional, sem maiores preocupações com os benefícios que pode proporcionar, quando adotado como instrumento de gestão capaz de nortear suas ações cotidianas (BAENA, 2012; SANTOS, 2009; ESTRADA, 2001). Considerando a existência de aspectos facilitadores e limitadores do desenvolvimento e implementação do planejamento no âmbito destas instituições (DIAS et al., 2006) e su
Segundo Oliveira (2014), o planejamento estratégico (PE) relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los, que afetam a empresa como um todo. Para ele, o planejamento estratégico possui três dimensões operacionais: delineamento, elaboração e implementação. O delineamento corresponde ao momento de escolher a estrutura metodológica do processo de planejamento estratégico; a elaboração relaciona-se à identificação das oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, explicitação dos objetivos e das metas, as estratégias e ações necessárias à concretização do pr
Para análise da influência dos elementos críticos, no caso do IFPE - Campus Afogados da Ingazeira, apresentou-se adequada a realização de um estudo de caso, como método de pesquisa, pois a adoção dessa metodologia demonstra-se viável para apresentar respostas ao problema de pesquisa, bem como atender aos objetivos definidos para solucioná-lo. Essa é uma estratégia escolhida ao se examinarem acontecimentos contemporâneos, mas quando não se podem manipular comportamentos relevantes. Os estudos de caso podem ser utilizados em muitas situações, dentre elas Yin (2001) elenca as pesquisas em adminis
O Campus Afogados da Ingazeira oferece um ensino público, gratuito e de qualidade para moradores de Afogados e das cidades vizinhas. As modalidades vão desde o Ensino Médio até a Educação de Jovens e Adultos, sendo dois cursos técnicos integrados (Informática e Saneamento), três subsequentes (Agroindústria, Eletroeletrônica e Saneamento), além de mais dois de qualificação profissional (Operação e Manutenção de Computador e Panificação e Confeitaria), todos inseridos nas áreas de produção alimentícia, informática, infraestrutura e controle e processos industriais. Dentre os instrumentos de pla
Apesar de considerar a legitimidade e necessidade de atender às exigências legais, que permeiam o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, o foco do trabalho não é analisar o planejamento sob esta ótica, mas verificar e contribuir para aperfeiçoar o planejamento estratégico da instituição, sob a perspectiva gerencial, estimulando sua adoção como instrumento de gestão. Com relação ao sistema de informações, observaram-se a presença de limitações para extração e tratamento dos dados e a inexistência de um sistema que facilite o gerenciamento e acompanhamento do planejamen
ARAÚJO, M. A. D. Planejamento Estratégico: um instrumental à disposição das universidades? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v.30, n. 4, p. 74-86, 1996. BAENA, S. C. P. O Alinhamento do Plano Estratégico e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em uma Organização Universitária: possibilidades e limitações. 2012. 169f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2012. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011. BRAS