Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA E O ADMINISTRADOR INDÍGENA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação Superior
Povos indígenas
Administrador indígena

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Renan Carlos Klichowski
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós Graduação em Administração (PPA)
2 - MARCIO PASCOAL CASSANDRE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
3 - Wagner Roberto do Amaral
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Departamento de Serviço Social

Reumo

A partir do levantamento em periódicos e eventos científicos da área de Administração e Estudos Organizacionais, por meio da base nacional Spell e internacional ProQuest, buscou-se publicações que discutissem a educação e educação superior indígena as quais apresentassem destaques à formação e à profissão de administrador indígena, a fim de constatar a incidência de referências para o estabelecimento de uma base teórica que venha a fundamentar a elaboração de uma dissertação mestrado em andamento sobre os percursos formativos do estudante indígena em Administração.
Conforme Cassandre, Amaral e Silva (2015), é recente o fenômeno acerca do ingresso, permanência e da formação de indígenas nos cursos de Administração em Universidades públicas no Brasil. Tão recente quanto, é o reconhecimento desse fenômeno e o debate teórico nos espaços acadêmicos na área da Administração. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo identificar como são abordados os estudos da temática de educação superior indígena e a profissão administrador indígena no cenário brasileiro e internacional, como forma de identificar e reunir o debate acerca dessa temática.
O estudo reuniu debates empíricos e teóricos, ressaltando-se a pesquisa de Cassandre, Amaral e Silva (2015), que debate o duplo pertencimento na vivência de um estudante indígena. Direitos e resistência dos estudantes indígenas acerca de sua permanência na educação superior compõem importantes pontos da pesquisa, destacando-se a percepção de Larkin (2011), na qual critica que o positivismo neoliberal está impregnado na cultura educacional ocidental, sendo uma epistemologia racista, que reproduz conhecimento e “ridiculariza” outras formas de conhecimento, como a indígena.
A presente pesquisa bibliográfica partiu publicações disponíveis nas plataformas Spell e ProQuest. Buscou-se artigos com palavras-chave em português e inglês, sem restrição de tempo: universidade (univertity), indígenas (indigenous), educação (education), administrador (business administration), intercultural (intercultural), universidade intercultural (intercultural university/ cross-cultural university). A análise foi realizada pela sistematização de assunto, autores, temática, país e ano, permitindo uma densa reflexão e organização.
Os resultados encontrados na pesquisa foram divididos em publicações nacionais e internacionais. Na sequência, organizou-se e sistematizou-se em área temática elencados por assunto, autores, temática, país e ano, permitindo uma densa reflexão e organização das ideias apresentadas nos artigos examinados. Foram encontradas 24 publicações em âmbito nacional e 23 internacionais (em 8 diferentes países), consideradas condizentes com a pesquisa.
A partir dos artigos examinados, foi possível notar aspectos importantes tais como: a existência de poucos estudos que preocupam-se com educação superior indígena; compreender a importância de um Administrador indígena graduado para a vivência dos indígenas e suas comunidades; e perceber graves problemas nas instituições de ensino e no processo formativo de indígenas, principalmente ao serem desconsideradas diferenças étnico-culturais. A partir das constatações, indicou-se alguns itens para estudos posteriores relacionados a temática.
ANGNES, Juliane Sachser; COSTA, Zoraide da Fonseca; KLOZOVSKI, Marcel Luciano; ROCHA, Carla Mariana. A conclusão no ensino superior: o que dizem os egressos indígenas da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). III CBEO. Brasil, 2015. BAJADA, C.; TRAYLER R. A fresh approach to indigenous business education. Australia: Emerald Group Publishing Limited, 2014. CASSANDRE, M. P.; AMARAL, W. R.; SILVA, A. Eu, Alex, da etnia Guarani: o testemunho de um estudante indígena de administração e seu duplo pertencimento. Cadernos EBAPE.BR, v. 14, n. 4, p. 935-947, 2016.