Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: POSSIBILIDADE PARA A ANÁLISE DE DADOS EM PESQUISAS QUALITATIVAS EM HOSPITALIDADE
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Palavras Chave

Hospitalidade
Análise Crítica do Discurso
Pesquisa Quaçitativa

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Vanuza Bastos Rodrigues
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Unidade 5
2 - ANA CLAUDIA GUIMARAES ANTUNES
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - VILA OLIMPIA
3 - Elizabeth Kyoko Wada
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - PPG em Hospitalidade

Reumo

Por suas características a pesquisa qualitativa exige que o pesquisador compreenda a dinâmica do fenômeno, que tenha contato direto com sua fonte de coleta de dados, entenda os significados das coisas e que possua capacidade para descrever o fenômeno e suas singularidades por meio de um enfoque dedutivo. E, mediante a estas características, é certo que a pesquisa qualitativa busque técnicas de análise dos dados capazes de oferecer resultados e discussões coerentes com a metodologia e que estejam alinhados com o fenômeno estudado.
Neste artigo, não se questiona qual a técnica de Análise do Discurso é mais conveniente nos estudos de Hospitalidade, e sim, verificar a possibilidade de análise e reflexão de dados que a Análise Crítica do Discurso oferece nas pesquisas qualitativas desta disciplina. Tem-se por objetivo trazer a Análise Crítica do Discurso (ACD) para o universo acadêmico da Hospitalidade, destacando suas características e verificando a possibilidade da sua adoção nesta área.
A escolha da Análise Crítica do Discurso privilegia a transdisciplinariedade e procura atender às necessidades das pesquisas que permeiam as práticas sociais e, principalmente, as mudanças sociais na contemporaneidade. Do seu lado, a hospitalidade, envolve as pessoas e os espaços sob três domínios: Social, privado e comercial, privilegiando assim, os aspectos sociais, antropológicos e filosóficos, sendo então entendida como um conjunto de comportamentos com base na sociedade.
Metodologicamente, este estudo tem por característica o de ser qualitativo e de caráter descritivo e, para tanto, sob o olhar da ACD, analisa-se alguns aspectos da Hospitalidade. Apresenta-se as categorias de análise da ACD e sua possível contribuição como instrumento de tratamento dos dados para os estudos em Hospitalidade. Assim, este artigo justifica-se pela exigência da qualidade dos métodos utilizados nas pesquisas acadêmicas, seja nas universidades, nos periódicos acadêmicos com alto fator de impacto e nos principais congressos de Hospitalidade, Turismo, Hotelaria e Alimentação e Bebida.
A partir do contexto apresentado, verificou-se que a ACD tem como destino atender as necessidades de reflexão e análise dos trabalhos que privilegiam as práticas sociais, as grandes mudanças sociais contemporâneas e, principalmente, por contemplar a intersiciplinariedade. A disciplina de Hospitalidade também apresenta um caráter multidisciplinar com ênfase nas relações estabelecidas entre as pessoas sejam elas sob os domínios da dádiva, comercial ou social, como apregoado por Camargo (2008), Lugosi (2008), Lashley (2004) e muitos outros estudiosos desta disciplina.
A inclusão mais assídua da Análise do Discurso como método de reflexão nas pesquisas qualitativas realizadas na disciplina de Hospitalidade pode ser considerada como um ganho no desenvolvimento dos trabalhos a serem realizados, pois ela possibilita análises que podem revelar detalhes que, muitas vezes, outros métodos não conseguem obter a clareza necessária para o entendimento do fenômeno pesquisado, por meio do modelo tridimensional e da estrutura de análise de cinco estágios propostos por Fairclough facilita e direciona o pesquisador para uma análise coerente dos dados.
FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Linha d’Água, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012. RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. C. S. Análise de discurso crítica: do modelo tridimensional à articulação entre práticas: implicações teórico-metodológicas. Linguagem em (Dis)curso, v. 5, n. 2, p. 185-207, 2004. LUGOSI, P. Hospitality spaces, hospitable moments: consumer encounters and Affective experiences in commercial settings. Journal of Foodservice, v. 19, n. 2, p. 139-149, 2008. KORSTANJE, M. E. Las formas elementales de la hospitalidad. Rbtur, v. 4, n. 2, 2010