Resumo

Título do Artigo

INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DE GRÃOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Agronegócio
Produção de grãos
Variáveis socioeconômicas

Área

Marketing e Gestão

Tema

Agronegócio, Alimentação e outros temas

Autores

Nome
1 - Thamyres Alves Sena Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
2 - Odilon José de Oliveira Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Pontal
3 - Edson Arlindo Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Reumo

Nas atividades agrícolas, não é apenas a tecnologia que interfere na produção, hipoteticamente espera-se que outras variáveis estejam a ela relacionadas, como por exemplo, às socioeconômicas. Neste contexto, destacam-se importantes pesquisas, como a de Chonchol (2005), que destacou que a população precisa ter rendimentos e segurança no emprego para ter acesso seguro e certo ao alimento. No Brasil, os principais grãos no contexto da produção e consumo são a(o): soja, milho, arroz, trigo e feijão, daí a definição pela presença destes na presente pesquisa.
No que tange a problemática, o presente estudo busca responder a seguinte questão: quais variáveis socioeconômicas mais influenciaram a produção agrícola brasileira, no período 1995-2015? Diante da questão apresentada, esta pesquisa tem como objetivo principal verificar a influência das variáveis de ordem econômica, monetária e de renda na produção dos principais grãos cultivados no Brasil, mais precisamente, a soja, o milho, o arroz, o trigo e o feijão, e, especificamente, analisar a relação entre as variações na produção dos grãos.
No que se refere a abordagem teórica sobre a temática em estudo, o presente trabalho se fundamenta em importantes pesquisas, como as de Gasques e Spolador (2003), Spolador e Meyer (2009), Caldarelli e Bacchi (2012), Souza, Oliveira e Santini (2013) e Serigati (2013). Ao abordar a problemática da produção, da comercialização e da precificação de commodities agrícolas, essas pesquisas suportam teoricamente o estudo da relação entre variáveis socioeconômicas e as variações na produção agrícola brasileira, proposta no presente estudo.
A pesquisa caracteriza-se como quantitativa do tipo descritiva. Com a finalidade de alcançar o objetivo principal do estudo, foram realizadas análises de correlação e de regressão linear múltipla. A análise de regressão linear múltipla foi apoiada pela técnica por etapas (stepwise), com finalidade de selecionar as variáveis com relação estatisticamente significativa. O período considerado foi o de 1995 a 2015. Os testes estatísticos foram apoiados pelo uso dos softwares: SPSS (Statistical Package for the Social Sciences for Windows) e Eviews Statistic Software.
Os resultados da pesquisa mostraram que a produção de arroz é influenciada pelas variações da taxa de desemprego e da renda. A variação na produção de milho foi explicada pelas alterações no PIB e na renda média do trabalhador. Já as variações na produção de soja são quase totalmente explicadas pelas alterações do PIB, da taxa de câmbio e da taxa SELIC. A produção de trigo tem suas variações explicadas por alterações ocorridas no PIB e na taxa de câmbio. A produção brasileira de feijão é a única que não se apresentou relação estatística com nenhuma das variáveis socioeconômicas em estudo.
Os resultados da pesquisa permitiram concluir que as variáveis que influenciam a produção brasileira de grãos no período de 1995-2015, sendo arroz, milho, soja e trigo são: a taxa de desemprego, a renda média anual do trabalhador brasileiro, a taxa de câmbio, o produto interno bruto e a Taxa SELIC. Ademais, a produção de feijão não apresentou relação estatística significativa com as variáveis socioeconômicas em estudo.
CALDARELLI, C. E.; BACCHI, M. R. P. Fatores de influência no preço do milho no Brasil. Nova Economia, Brasília, v. 22, n. 1, p.141-164, jan./abr. 2012. GASQUES, J. G.; SPOLADOR, H. F. S. Taxa de juros e políticas de apoio interno à agricultura. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada: texto para discussão 952, Brasília, p.1-33, abr. 2003. SOUZA, G. R.; OLIVEIRA, S. C.; SANTINI, G. A. A influência do prêmio de exportação, da taxa de câmbio e dos preços externos sobre o preço da soja no Brasil. Latin American Journal Of Business Manegement, Taubaté, v. 4, n. 1, p.85-103, jan./jun. 2013.