Resumo

Título do Artigo

Leitura retórica no ensino-aprendizagem nos cursos de graduação em administração
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Palavras Chave

Ensino-aprendizagem em administração
Leitura retórica
Estratégia

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - maria cristina sanches amorim
Pontifícia Universidade Católica de São paulo - FEA - Departamento de economia e programa de pós-graduação em adm
2 - Rodrigo Guimarães Motta
PUC-SP - Pontifícia Universidade de São Paulo - São Paulo
3 - Jorge Vieira da Silva
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Pós-graduação em Administração - professor pesquisador (NEF)
4 - Francisco José Turra
PUC-SP - Pontifícia Universidade de São Paulo - Monte Alegre

Reumo

A experiência docente na graduação em administração de empresas revela a dificuldade dos alunos com uma das práticas do estudo, a compreensão dos textos, causada não apenas pelas lacunas na capacidade de interpretação, mas também pela despolitização e desconhecimento sobre ciência. O artigo está organizado em introdução, (1) histórico da retórica e elementos retóricos, (2) síntese do artigo “The capabilities of the market driven organizations” de George S. Day (1994) e nossa leitura retórica, (3) considerações finais, (4) referências bibliográficas.
Política e filosofia da ciência não são usuais no curso de adm., alheados dessas, aos alunos resta aprender a ler teoria pela tentativa-e-erro, método custoso e lento. Assim, permanece o problema: como ensinar os alunos compreenderem e criticarem – para se apropriarem - a literatura pertinente ao curso? Nossas teses: (1) é da natureza dos textos das humanidades não se revelarem docilmente, a compreensão exige método e disciplina. (2) a retórica é conhecimento e prática eficazes para ensinar a ler a teoria relativa às grandes áreas científicas, à ciência social aplicada e às áreas específicas.
A retórica é a ciência, prática e arte de argumentar para persuadir o auditório (público, leitor). Originária na antiguidade clássica, voltou à cena intelectual na pós-modernidade como base teórica parar várias áreas, como o ensino-aprendizagem, que a utiliza para a leitura crítica e fundamentação da pesquisa sobre fenômenos não demonstráveis. Os fenômenos relevantes na administração das empresas não são demostráveis e a literatura, posicionada. Daí a oportunidade da utilização da retórica para estuda-los, a exemplo do que ocorre no direito, economia, etc.
Apresentação dos recursos retóricos para a leitura com base na revisão bibliográfica e exercício de análise retórica de um artigo “clássico” sobre estratégia, “The capabilities of the market driven organizations” de George S. Day, publicado no Journal of Marketing em 1994, considerado ainda hoje de alto impacto de acordo com Web of Science.
Nossa leitura retórica mostrou que o propósito de Day é levar o leitor a usar seu modelo de estratégia, ainda assim, colabora para o debate sobre o tema. Não avançou na teoria ou na implementação da estratégia, não invalidou quaisquer outras propostas.
A leitura retórica é poderoso instrumento de aprendizagem do que se lê, escreve e pensa por levar à desconstrução do pensamento, ensinando ao leitor construir o próprio raciocínio, acelerando a aquisição da experiência intelectual. Nossa principal contribuição não é a leitura retórica do texto de Day, mas a demonstração das possibilidades da retórica para a compreensão da literatura e aprendizagem.
ARISTÓTELES (2012). Retórica ARIDA (1996) A história do pensamento econômico como teoria e retórica CAMPBELL. HUXMAN. BURKHOLDER (2015) Atos de retórica – para pensar, falar e escrever criticamente. DAY, (1994) The capabilities of the market driven organizations. Journal of Marketing FIORIN (2015) Argumentação