Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO PROGRAMA DE CÍRCULOS DE CONTROLE DE QUALIDADE (CCQ)
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Palavras Chave

Círculos de Controle de Qualidade
Grupos de Melhoria
Melhoria Contínua

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Fernanda Manfredini
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai
2 - Carlos Antonio Vinotti
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai
3 - Kellyn Clyciane Mendes rosa
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai
4 - ISMAEL LUIZ DOS SANTOS
IST Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção - Itajai

Reumo

A globalização e o progresso da tecnologia aumentam à velocidade das mudanças em todas as áreas, tornando o mercado cada vez mais competitivo. O consumidor cria exigências de produtos com crescente variedade. É neste contexto que a qualidade se renova como requisito aos sistemas produtivos e, portanto, a Gestão da Qualidade Total (TQM), que continua como uma ferramenta relevante para a competitividade das empresas. A proposta deste trabalho é desenvolver um método baseado em indicadores para a avaliação de desempenho de programas de CCQ e aplicá-lo em uma empresa.
A empresa estudada é 100% brasileira, com atuação no mercado internacional. Iniciou seus trabalhos como uma pequena fundição em Joinville/SC. A divisão automotiva (objeto de estudo) começou a funcionar em 1980. Ela fornece autopeças para o mercado global de veículos comerciais pesados, máquinas agrícolas e equipamentos de construção. O programa de melhoria automotiva, nomeado como Grupo de Melhoria Automotiva (GMA)foi implantado em 2011. Seus grupos de CQ são formados por profissionais de diferentes áreas que se reúnem para analisar e resolver problemas do dia-a-dia.
Na empresa estudada o GMA não utiliza ferramentas estruturadas no auxílio da análise das causas para solução de problemas, visam apenas ações onde se aplica o ver e o agir. Outra restrição é a dificuldade dos líderes para motivar os integrantes dos grupos. Desta forma, surgiu a necessidade de avaliar a eficácia do programa CCQ. O estudo justifica-se pela relevância da qualidade como fator competitivo, sendo a instituição fornecedora do setor automotivo, o qual tem requisitos de qualidade bastante rígidos, por isso a necessidade da implantação de uma cultura de melhoria contínua.
O objetivo geral é desenvolver um método baseado em indicadores para a avaliação de desempenho de programas de CCQ. Os objetivos específicos propostos são: Identificar na literatura critérios de excelência na gestão do GMA, para entender as boas práticas e designar indicadores de medida para avaliar o desempenho dos programas de CCQ e ver o estado atual dos grupos de melhoria na organização; Verificar as ferramentas usadas pelos grupos atuais da empresa para comparar com as recomendações da literatura; Formular sugestões de melhoria para estruturar o programa de CCQ futuro da empresa estudada.
Os objetivos propostos no estudo foram alcançados, foi mensurado a avaliação de desempenho dos CCQs e especificamente analisado a eficácia do programa de CCQ da empresa em estudo, concebendo possíveis oportunidades de melhoria para futura reestruturação. Foi possível visualizar pontos fortes que atualmente são responsáveis pela estabilidade do programa, como a participação da alta gestão, número ideal de circulistas por grupos, formas de reconhecimento. As sugestões deixadas neste estudo visam dar continuidade a este processo de melhoria que jamais deve ter fim.
Com este trabalho foi possível mensurar a avaliação de desempenho de CCQs e especificamente analisar a eficácia do programa de CCQ da empresa em estudo, visualizando possíveis oportunidades de melhoria para futura reestruturação. Com o estudo, consegue-se visualizar pontos fortes que atualmente são responsáveis pela estabilidade do programa, como a participação da alta gestão, número ideal de circulistas por grupos, formas de reconhecimento. As sugestões deixadas neste estudo visam dar continuidade a este processo de melhoria que jamais deve ter fim.