Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO COMO CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Formação Docente
Pós-Graduação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Rafaella Cristina Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras/UFLA/DAE
2 - Gustavo Clemente Valadares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
3 - Daniela Meirelles Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Marcelo Antonio Lopes
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO (UNIFENAS) - Varginha

Reumo

O empreendedorismo é também uma proposta para repensar as relações e ações de repetição que causam sofrimento tanto no sujeito que reproduz quanto no sujeito que percebe esta repetição. Ressalta-se que a repetição de ações, não só implicam em sofrimento para o sujeito, mas também, em perda de sentido da ação (LOUZADA e SILVA FILHO, 2005). Tendo em vista este panorama situacional, opta-se pelo enquadramento problemático deste artigo na realidade da pós-graduação no Brasil.
Tendo em vista este cenário da pós-graduação no Brasil, nota-se que há necessidade emergente de discutir e aplicar competências empreendedoras, então, a oferta de disciplinas que contemplem a temática e ações do empreendedorismo para formação e capacitação docente, dentro do ambiente da pós-graduação é uma necessidade contemporânea e efervescente. Assim, o objetivo principal deste artigo é investigar a temática de empreendedorismo como disciplina em cursos de pós-graduação, em administração strictu senso, no Brasil.
Para a construção bibliográfica deste artigo opta-se pela seleção de artigos completos na base de busca SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), publicados no intervalo de tempo dos anos 2000 a 2016. Tal definição de intervalo de tempo permitirá discussão atual do tema que, mesmo compreendendo uma janela de dezesseis anos de publicação, ainda é escassa. Opta-se por utilizar somente publicações nacionais brasileiras, para que a realidade do país seja a lente que irá vislumbrar o fenômeno do empreendedorismo na pós-graduação.
Opta-se pela metodologia qualitativa, que se define como a junção entre técnicas e visões humanistas para análise de um fenômeno, buscando entre os achados empíricos da pesquisa os aspectos subjetivos. Nota-se que as pesquisas em administração caminham para a exploração desta metodologia, visando maior abrangência de análise e percepção de eventos da prática social e epistemológica de pesquisa (GOMES e ARAÚJO, 2005). A partir da metodologia qualitativa define-se como métodos de pesquisa a análise documental e o focus group.
As análises dos dados deste artigo são seccionadas em duas partes, sendo que a primeira trata da análise documental de ementas de programas de pós-graduação em administração que ofertam disciplinas com a temática de ‘empreendedorismo’, e a segunda trata do grupo focal realizado com estudantes de pós-graduação strictu senso que estão cursando uma disciplina com temática voltada ao empreendedorismo e à formação docente.
Conclui-se que, apesar da necessidade emergencial de tratar a formação docente pela ótica do empreendedorismo, os dados deste estudo demonstram que essa ainda é uma abordagem e uma atitude marginal nos programas de pós-graduação de administração strictu senso no Brasil. Destaca-se ainda que apesar de não haver obrigatoriedade da formulação de uma disciplina para abordar o tópico, à partir do focus group é possível inferir que mesmo nas discussões em outras disciplinas de pós-graduação, a estimulação à criatividade e novas formas de gerir a carreira docente não são estimuladas.
BISPO, Ana Carolina Kruta de Araújo; HELAL, Diogo Henrique. A Dialética de Prazer e Sofrimento de Acadêmicos: um Estudo com Mestrandos em Administração. Revista de Administração FACES Journal. Universidade FUMEC, Belo Horizonte. Outubro/Dezembro. vol.12. nº4. 2013. p.120:136. BOMFIM, Maria Inês; GOULART, Valéria Morgana Penzin; OLIVEIRA, Lêda Zorayde de. Formação Docente na Área da Saúde: Avaliação, Questões e Tensões. Revista Interface: Comunicação, Saúde e Educação. vol.18. nº51. 2014. p.749:758.