Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTILOS DE DECISÃO: ANÁLISE DA LITERATURA E OPORTUNIDADES DE PESQUISA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de Desempenho (AD)
Estilos de Decisão
ProKnow-C

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Ernando Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós Graduação em Contabilidade
2 - Sandra Rolim Ensslin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Darci Schnorrenberger
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

As pessoas apresentam diferentes estilos cognitivos, de modo que encaram de forma diferente o processo de tomada de decisões. Assim, as decisões tomadas pelos decisores, mesmo que com mesmas habilidades e num mesmo contexto, não serão as mesmas e assim apresentarão resultados diferentes.
Desse modo, o presente estudo teve como objetivo verificar como a Avaliação de Desempenho (AD) é apresentada, na literatura, em língua inglesa, quando utilizada para avaliar o desempenho dos estilos de tomada de decisão, apontando possíveis lacunas para estudo.
Baseados nas informações disponíveis, os gestores tomam decisões. Entrentanto, os indivíduos enfrentam o processo de tomada de decisão de modos diferentes entre si (Faraci, Lock & Wheeler, 2013). Allwood e Salo (2012) afirmam que gestores têm diferentes estilos de tomada de decisão que, conforme a situação, dificultam ou facilitam o processo decisório. Diferentes estilos cognitivos explicam o fato de que gestores, com as mesmas habilidades e dispondo das mesmas informações, podem tomar decisões diferentes (Hought & Ogilvie, 2005; Penolazzi, Leone & Russo, 2013; Pennino, 2002)
Este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo. Em relação à abordagem do problema, este estudo é considerado qualitativo, uma vez que focaliza na análise crítica e interpretação das variáveis a serem investigadas. O artigo utiliza dados primários e secundários. Para este estudo, optou-se pelo Knowledge Developement Process-Constructivist (ProKnow-C) como instrumento de intervenção, já que o objetivo da pesquisa é gerar conhecimento nos pesquisadores sobre o tema, com base em um fragmento da literatura, a fim de identificar possíveis lacunas de pesquisa (Valmorbida et al., 2014).
Desse modo, foi possível realizar análises bibliométrica e sistemática, apontando oportunidades para futuras pesquisas acadêmicas e estudos práticos. A maior parte dos estudos que apresentaram sistemas ou indicadores de desempenho não levou em conta a expansão de conhecimento do decisor, pois somente dois artigos abordaram a AD considerando a expansão de conhecimento do decisor na identificação dos critérios. Nenhum dos artigos considerou essa expansão de conhecimento do decisor em todas as etapas desde a identificação até a operacionalização dos critérios.
As pesquisas acerca da Avaliação de Desempenho dos Estilos de Decisão se mostram relevantes para verificar a relação entre a AD de acordo com o estilo de decisão predominante no gestor. Desse modo, as oportunidades apontadas devem ser exploradas para que se desenvolvam estudos na área.
Ao término do artigo