Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UM COLÉGIO CONFESSIONAL BRASILEIRO: uma proposta de intervenção e de formação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cultura Organizacional
Pesquisa-ação
Colégio Confessional

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Alessandro Franca Quadrado
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo - RS
2 - Roberta Aparecida Uceda
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - São Leopoldo RS

Reumo

O trabalho visou a Análise da Cultura Organizacional de um Colégio Confessional Brasileiro, motivado por seu protagonismo no contexto em que se insere. A investigação se deu quando o Colégio qualifica sua gestão em diálogo com a rede de instituições educacionais da qual é parte. Adotou-se como estratégia metodológica a pesquisa-ação, com entrevistas, observação participante, análise de documentos, reflexão e ação de intervenção no contexto de trabalho dos pesquisadores. Resultados indicam movimento de (re)leitura de concepções e práticas, mobilizando novas aprendizagens a todos os atores.
Colégio confessional brasileiro com 2600 estudantes e 400 colaboradores diretos com mais de meio século de fundação, período em que houve a construção da forma de ser e de realizar dessa escola que ocorreu pela disseminação de valores, padrões de relacionamento, crenças e modos de organizar processos. Foi por meio da composição desse histórico, que o contexto investigado tomou corpo e, hoje, desafia o próprio colégio para que (re)analise sua cultura enquanto importante âmbito de sua gestão que exerce grande influência no contexto em que se insere e na rede de educação da qual faz parte.
A pesquisa-ação iniciou via fase exploratória, investigando campo de pesquisa, sujeitos do processo, com levantamento de informações para delinear a cultura organizacional da instituição, identificando e intervindo em possíveis melhorias. Nessa perspectiva o diagnóstico está detalhado em seções indicando a decorrente intervenção para ampliação da participação e consulta aos stakeholders da instituição, em especial estudantes, com vistas a maior capilaridade das ações da escola, contribuindo para o aperfeiçoamento progressivo de sua gestão e alinhamento dela com os valores culturais essenciais.
A intervenção proposta amparou-se nas mudanças provocadas ao longo do processo de pesquisa-ação, que propiciaram problematização da maneira de ser e de fazer da instituição, por meio das interações com gestores e educadores em geral, em processos de interinfluência decorrentes da discussão de documentos institucionais e demais métodos utilizados para o levantamento e análise de informações. Por meio do processo descrito, houve a readequação e aperfeiçoamento de estratégias, bem como de práticas desenvolvidas em âmbitos diversos da atuação dos pesquisadores e dos profissionais participantes.
Resultados obtidos mostram intensificação de transição paradigmática de uma escola da Era Industrial para uma perspectiva de Gestão sistêmica ativada ao longo dos anos. Observa-se necessidade de avanços da profissionalização da Gestão que deve estar atenta para preservação de valores inerentes a uma escola da rede confessional. Constatou-se que um movimento de reanálise cultural deve continuar ciclicamente, especialmente no que concerne ao fortalecimento da participação dos stakeholders, principalmente alunos, que possuem restrita inserção nos processos de discussão curricular, entre outros.
O trabalho contribui ao incorporar a pesquisa não somente em processos curriculares, mas no cotidiano de Gestão de uma escola, admitindo que a conjunção de saberes dos sujeitos é força sinérgica para que se acentuem coletivamente pontos positivos de sua cultura, e se superem desafios que impedem que mudanças aconteçam por falta de adesão. É via cooperação que se pode realizar ação diagnóstica continuada, promovendo análise de cultura da escola que leve a ações planejadas e (re)avaliadas permanentemente para aperfeiçoamento da Gestão de sua atividade fim: a aprendizagem de sua comunidade.