Avaliação de treinamento
Impacto de treinamento no trabalho
Impacto em profundidade
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Aprendizagem nas Organizações
Autores
Nome
1 - Andersson Pereira dos Santos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública/FACE
2 - Franciso Antonio Coelho Junior UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - departamento de administração
3 - Fernando José Barbato Couto UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - CAMPUS DARCY RIBEIRO
Reumo
As ações de TD&E realizadas pelas organizações de segurança pública são imprescindíveis à implementação das políticas de segurança pública, possibilitando o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da função policial. É fundamental que estas ações sejam sistematicamente avaliadas, não somente para garantir a aplicação racional de recursos, mas, principalmente, para assegurar que estas organizações disponham de um corpo de servidores preparados para prestar serviços de segurança pública de qualidade para os cidadãos.
A pesquisa realizada teve como objetivo geral construir e apresentar as evidências de validade de uma escala de avaliação de impacto em profundidade de um treinamento de atividades operacionais em uma Organização brasileira de segurança pública. O trabalho teve como objetivos específicos: apresentar os procedimentos de elaboração e construção dos itens, apresentar as etapas de validação semântica e por juízes e descrever os indicadores psicométricos oriundos da análise fatorial exploratória da escala de impacto de treinamento em profundidade validada.
A transferência de aprendizagem foi compreendida por Hamblim (1978) como impacto de treinamento em profundidade, que são os efeitos diretos do evento realizado no desempenho do trabalho dos participantes. O impacto pressupõe que o treinamento deverá ser avaliado de acordo com os objetivos instrucionais previamente estabelecidos. A avaliação do impacto em profundidade busca obter o conjunto de aperfeiçoamento do desempenho no trabalho decorrente dos objetivos e conteúdo específicos de um determinado evento de TD&E (Borges-Andrade, 2002).
O treinamento avaliado é uma parte do curso de formação de policiais e tem como objetivo desenvolver as competências técnico-profissionais necessárias para o desempenho destes cargos. Para fins de instrumentação do trabalho foi construída e validada uma escala de avaliação de impacto em profundidade de treinamento. A coleta de dados foi realizada totalmente à distância e contou com uma amostra de 355 policiais. A escala foi objeto de validação semântica, por juízes e empírica, com a utilização de análises exploratórias dos componentes principais e de análise fatorial.
A escala de avaliação de impacto de treinamento em profundidade foi validada com 11 fatores e 46 itens, contendo bons índices psicométricos (KMO= 0,92 e Alphas de Cronbach dos fatores oscilando entre 0,73 e 0,95). A estrutura da escala se mostrou válida e confiável, apresentando índices psicométricos bastante satisfatórios.
A estrutura empírica da escala de impacto em profundidade de treinamento de atividades operacionais, contendo 46 itens relacionados aos objetivos do treinamento, construída e validada, de forma exploratória, com o uso de técnicas estatísticas propostas pela literatura, se mostrou válida e confiável, apresentando índices psicométricos amplamente satisfatórios. Espera-se que o presente trabalho tenha contribuído para a evolução do campo de Avaliação de Treinamento, colaborando para cumprir a agenda de pesquisa na área com a ampliação e diversificação de amostras de treinamento e organizações.
Coelho Junior, F. A. & Abbad, G. S. (2010). Construção e Validação de uma Escala de Avaliação de Impacto em Profundidade de um Treinamento a Distância em uma Organização do Setor Bancário Brasileiro. Revista Eletrônica de Administração, 16(1), 91-119.
Pilati, R. & Abbad, G. (2005) Análise fatorial confirmatória da escala de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(1), 043-051.
Zerbini, T. & Abbad, G. (2005). Impacto de treinamento no trabalho via Internet. RAE Eletrônica, 4 (2).