Resumo

Título do Artigo

Evidências de validade interna de uma escala de avaliação de impacto de treinamento em profundidade em uma Organização de segurança pública
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Avaliação de treinamento
Impacto de treinamento no trabalho
Impacto em profundidade

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Andersson Pereira dos Santos
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública/FACE
2 - Franciso Antonio Coelho Junior
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - departamento de administração
3 - Fernando José Barbato Couto
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - CAMPUS DARCY RIBEIRO

Reumo

As ações de TD&E realizadas pelas organizações de segurança pública são imprescindíveis à implementação das políticas de segurança pública, possibilitando o desenvolvimento das competências necessárias para o exercício da função policial. É fundamental que estas ações sejam sistematicamente avaliadas, não somente para garantir a aplicação racional de recursos, mas, principalmente, para assegurar que estas organizações disponham de um corpo de servidores preparados para prestar serviços de segurança pública de qualidade para os cidadãos.
A pesquisa realizada teve como objetivo geral construir e apresentar as evidências de validade de uma escala de avaliação de impacto em profundidade de um treinamento de atividades operacionais em uma Organização brasileira de segurança pública. O trabalho teve como objetivos específicos: apresentar os procedimentos de elaboração e construção dos itens, apresentar as etapas de validação semântica e por juízes e descrever os indicadores psicométricos oriundos da análise fatorial exploratória da escala de impacto de treinamento em profundidade validada.
A transferência de aprendizagem foi compreendida por Hamblim (1978) como impacto de treinamento em profundidade, que são os efeitos diretos do evento realizado no desempenho do trabalho dos participantes. O impacto pressupõe que o treinamento deverá ser avaliado de acordo com os objetivos instrucionais previamente estabelecidos. A avaliação do impacto em profundidade busca obter o conjunto de aperfeiçoamento do desempenho no trabalho decorrente dos objetivos e conteúdo específicos de um determinado evento de TD&E (Borges-Andrade, 2002).
O treinamento avaliado é uma parte do curso de formação de policiais e tem como objetivo desenvolver as competências técnico-profissionais necessárias para o desempenho destes cargos. Para fins de instrumentação do trabalho foi construída e validada uma escala de avaliação de impacto em profundidade de treinamento. A coleta de dados foi realizada totalmente à distância e contou com uma amostra de 355 policiais. A escala foi objeto de validação semântica, por juízes e empírica, com a utilização de análises exploratórias dos componentes principais e de análise fatorial.
A escala de avaliação de impacto de treinamento em profundidade foi validada com 11 fatores e 46 itens, contendo bons índices psicométricos (KMO= 0,92 e Alphas de Cronbach dos fatores oscilando entre 0,73 e 0,95). A estrutura da escala se mostrou válida e confiável, apresentando índices psicométricos bastante satisfatórios.
A estrutura empírica da escala de impacto em profundidade de treinamento de atividades operacionais, contendo 46 itens relacionados aos objetivos do treinamento, construída e validada, de forma exploratória, com o uso de técnicas estatísticas propostas pela literatura, se mostrou válida e confiável, apresentando índices psicométricos amplamente satisfatórios. Espera-se que o presente trabalho tenha contribuído para a evolução do campo de Avaliação de Treinamento, colaborando para cumprir a agenda de pesquisa na área com a ampliação e diversificação de amostras de treinamento e organizações.
Coelho Junior, F. A. & Abbad, G. S. (2010). Construção e Validação de uma Escala de Avaliação de Impacto em Profundidade de um Treinamento a Distância em uma Organização do Setor Bancário Brasileiro. Revista Eletrônica de Administração, 16(1), 91-119. Pilati, R. & Abbad, G. (2005) Análise fatorial confirmatória da escala de impacto do treinamento no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(1), 043-051. Zerbini, T. & Abbad, G. (2005). Impacto de treinamento no trabalho via Internet. RAE Eletrônica, 4 (2).