Resumo

Título do Artigo

TAXONOMIA DE ESTRATÉGIAS ABRANGENTES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS COMO INFLUENCIADORES DO DESEMPENHO NO SETOR DE JOIAS, SEMIJOIAS E BIJUTERIAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Tipologia Estratégica
Competências
Desempenho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Luiza Chagas de Mendonça
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Belo Horizonte
2 - José Marcos Carvalho de Mesquita
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - PDMA/FACE
3 - Ronielton Rezende Oliveira
UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Faculdade de Ciências Empresariais

Reumo

As formas que as organizações arranjam seus recursos constituem competências essenciais para sua sobrevivência e definição da tipologia estratégica assumida, que é resultado do formato como lidam com os problemas empreendedor, de engenharia e administrativo. Esses têm relação com as competências organizacionais, bem com o próprio desempenho das organizações. É instigante o que diferencia uma organização com bom desempenho de outra que não obtém o mesmo desempenho, quais recursos são utilizados, quais competências são requeridas e a relação desses com as estratégias adotadas.
Por isso, este estudo busca entender qual é a influência da tipologia estratégica nas competências organizacionais, e dessas no desempenho organizacional? O objetivo deste trabalho, portanto é examinar a influência da tipologia estratégica e competências organizacionais no desempenho organizacional obtido por empresas do setor de joias, semijoias e bijuterias.
O desempenho organizacional está relacionado aos resultados de organização em um determinado período, em decorrência de seus esforços, havendo uma relação entre comportamento estratégico e competências organizacionais com o desempenho organizacional. Há três motivos principais para sua mensuração: somente é possível gerenciar aquilo que se pode medir; os indicadores financeiros não fornecem todas as informações necessárias para a tomada de decisões; o ambiente de negócios requer uma base de dados mais complexa e abrangente que aquela proporcionada pelos sistemas de desempenho tradicionais.
O estudo quantitativo e descritivo tem como centro de análise o setor de joias, semijoias e bijuterias. Os respondentes foram os responsáveis pela empresa ou indivíduos com capacidade para influenciar o curso de decisões no negócio. A coleta de dados se deu pela aplicação do questionário com escala categórica (segunda parte) e escala Likert (terceira e quarta partes) de forma presencial em visitas às feiras do setor sob análise. O tamanho da amostra foi de 81 registros com dados completos. Utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM).
No modelo hipotético não se pode fazer inferências entre as relações propostas da tipologia estratégica com as competências e o desempenho, devido a essas relações não serem estatisticamente significantes. Porém, confirmou-se a relação entre competências e desempenho, indicando que os recursos podem ser fonte de vantagem competitiva sustentável, pois possibilitam aumentar a eficiência e eficácia da organização. A constatação, portanto, é que o desempenho é influenciado pela qualidade, tipo e quantidade dos recursos disponíveis, bem como pelas competências que recaem sobre aqueles recursos.
Examinou-se a influência da tipologia estratégica e competências organizacionais no desempenho organizacional. A distribuição das tipologias estratégicas, analítica, prospectora, defensiva e reativa é equilibrada nas empresas, mas não exercem influência no desempenho, seja por efeito direto ou por efeito indireto. A suposição é que a ausência de relação entre a tipologia estratégica e o desempenho está associada ao porte das empresas. De outro lado, o estudo aponta que as competências organizacionais, sendo elas técnicas, gerenciais e comerciais, influenciam o desempenho das empresas.
Agha, S., Alrubaiee, L., & Jamhour, M. (2012). Effect of Core Competence on Competitive Advantage and Organizational Performance. Conant, J. S., Mokwa, M. P., & Varadarajan, P. R. (1990). Strategic types, distinctive marketing competencies and organisational performance: a multiple measures-based study. Fernandes, B. H., Fleury, M. T., & Mills, J. (2006). Construindo o diálogo entre competência, recursos e desempenho organizacional. Miles, R. E., Snow, C. C., Meyer, A. D., & Coleman, H. J. (1978). Organizational Strategy, Structure, and Process.