Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES DE CO-DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E APRENDIZAGEM PARA INOVAÇÃO: O caso de uma Empresa Brasileira de Produtos Eletrônicos
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Palavras Chave

Inovação
Aprendizagem
Cooperação

Área

Artigos Tecnológicos

Tema

Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Camila Fadel Tirolli
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Dannyela da Cunha lemos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Esag

Reumo

A criação do conhecimento e a inovação são as principais fontes do crescimento econômico no longo prazo, e os processos subjacentes de aprendizagem e promoção da inovação encontram-se cada vez mais organizados de forma interativa (SCHILLER; LEE, 2015). No setor industrial, as parcerias verticais com fornecedores são bastante importantes pois possibilitam a troca de conhecimento técnico, renovação de portfólio e redução de custos (TIDD; BESSANT; PAVITT, 2008). Portanto, este artigo busca analisar, através de um estudo de caso, esta relação simbiótica de co-desenvolvimento de novos produtos.
Este trabalho destina-se a explorar questões relacionadas às relações de cooperação com fornecedores e os processos de aprendizagem daí decorrentes, por meio de um estudo realizado em uma empresa brasileira de produtos eletrônicos, denominada empresa Beta. Com vistas a desenvolver inovações de produto, ela possui vínculos cooperativos com fornecedores internacionais, onde desenham-se formas específicas de cooperação que se pautam na complementaridade de conhecimento sobre o desenho e as funcionalidades do produto, com vistas a adequá-lo ao mercado brasileiro.
Considerando o contexto da Empresa Beta, o objetivo do presente trabalho é identificar os fatores de sucesso em arranjos colaborativos com fornecedores para co-desenvolvimento de produtos bem como verificar os determinantes de aprendizagem decorrentes de tais arranjos.
Após a análise de conteúdo e diagnóstico da situação atual da empresa, e à luz do referencial teórico utilizado foram feitas recomendações para o aprofundamento das relações de cooperação e de aprendizagem da empresa Beta junto aos seus fornecedores.
Os principais fatores de sucesso dos vínculos cooperativos foram a familiaridade com o parceiro anteriormente ao projeto e os esquemas de compartilhamento de risco/recompensa. Em contrapartida, a frequência e intensidade de comunicação e o estabelecimento de vínculos interpessoais se mostraram frágeis e merecem maior atenção. Em relação aos determinantes da aprendizagem, percebeu-se que ela possui importância estratégica dentro da empresa, porém precisa ser mais institucionalizada. Por fim, as barreiras culturais - especialmente a língua inglesa - constituem entrave à aprendizagem.
A identificação das principais lacunas dos vínculos cooperativos em questão possibilitou a elaboração de recomendações para adequar alguns processos da empresa, a fim de extrair melhor proveito destes arranjos, tendo como objetivos principais a potencialização do sucesso do co-desenvolvimento e a catalisação da aprendizagem. Este estudo pode ser transbordado à outros contextos onde exista vínculo cooperativo de natureza similar, bem como em empresas que possuam cooperação em serviços - tal como desenvolvimento de softwares onde haja interação entre diferentes equipes de P&D.