Resumo

Título do Artigo

O SIGNIFICADO DO TRABALHO NA INDÚSTRIA CRIATIVA: UM ESTUDO NO PORTO DIGITAL DO RECIFE
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Palavras Chave

Indústria Criativa
Significado do trabalho
Análise fatorial

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Nut Leão Rampazzo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Pierre Lucena Raboni
FACULDADE DOS GUARARAPES (FG) - Jaboatão dos Guararapes
3 - Paula Roberta Callado Bezerra de Mello
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - propad

Reumo

Nas últimas décadas, ocorreram mudanças globais de ordem econômica e social que levaram ao deslocamento do foco das atividades industriais para as atividades intensivas em conhecimento. Nestas, inclui-se a indústria criativa, cujo centro de toda a cadeia produtiva está no núcleo criativo de seus profissionais. No mesmo período, observou-se em Pernambuco o surgimento de um ambiente de inovação, consolidado com a criação do polo tecnológico situado na cidade de Recife, onde o Porto Digital figura como uma das instituições basilares da industria criativa na região.
Uma vez que a mão-de-obra representa um aspecto fundamental na economia criativa, esta passa a ser central nas estratégias por melhores desempenhos das organizações do setor. Um trabalhador que sente prazer ao realizar seu trabalho tem mais estímulo para produzir de forma eficiente. Assim, o presente estudo tem como propósito central compreender o significado do trabalho na perspectiva dos colaboradores do Porto Digital, de forma a auxiliar na elaboração de políticas empresariais para o setor.
Segundo Florida (2011), a diversidade e criatividade são elementos essenciais de inovação e crescimento regional e nacional, que levaram à ascensão de uma nova classe econômica, cuja função é criar novas ideias, tecnologias e conteúdos criativos. Compreender os sentidos do trabalho para os indivíduos tornou-se um importante desafio para os administradores, considerando-se as várias transformações que atingem as organizações (MORIN, 2001). Para se tornar mais eficiente, o trabalho precisa estar integrado à vida e ter um sentido, tendo, assim, um significado intrínseco (RIBEIRO E LÉDA, 2004).
Os dados foram coletados através da aplicação de questionários junto àqueles que trabalham no Porto Digital. Foi realizada uma pesquisa quantitativa exploratória classificada como survey. A amostra calculada foi de 365 trabalhadores, tendo se obtido 374 respondentes. A análise dos dados foi realizada com o auxílio dos softwares SPSS 17.0 e Microsoft Excel 2007, obtendo-se inicialmente um esboço geral do perfil do público entrevistado.Em seguida, realizamos a análise fatorial para agrupar os atributos de preferência dos profissionais em uma menor quantidade de fatores.E em seguida, uma ANOVA.
Os resultados da análise fatorial indicam que seis fatores influenciam a satisfação dos trabalhadores: a responsabilidade socioestrutural da empresa, as condições de trabalho, a realização obtida no trabalho, o desenvolvimento alcançado, os valores da empresa e macroestrutura oferecida pela empresa.Observa-se que o trabalho no Porto Digital é influenciado pelos seis fatores descritos neste estudo e é através destes que os profissionais enxergam a motivação do seu trabalho. Após foram avaliadas as relações existentes entre estes seis fatores e as variáveis do perfil traçado na presente pesquisa
No perfil profissional, as pessoas que ocupam cargos de gestão deram uma valores maiores que as que ocupam cargos operacionais, bem como as pessoas que realizam outras atividades profissionais estão mais satisfeitas com os conhecimentos agregados no trabalho do Porto Digital. Concluímos então que as notas atribuídas às características presentes no trabalho aumentam à medida que cresce o grau de importância dada ao trabalho pelos entrevistados, demonstrando assim, uma nova compreensão sobre o significado do trabalho, segundo a perspectiva daqueles que se inserem no setor da Industria Criativa.
FLORIDA, R. A Ascensão da Classe Criativa – e seu papel na transformação do trabalho, do lazer, da comunidade do cotidiano. L&PM Editores. Porto Alegre, 2011. INDERGAARD, M. Beyond the bubbles: Creative New York in boom, bust and the long run. In: Cities, V. 33. Ed. Elsevier, August 2013. p. 43–50. Disponível em: http://dx.doi.org MORIN, E. M. Os sentidos do trabalho. RAE - Revista de Administração de Empresas, V. 41, Nº 3. São Paulo, Jul./Set. 2001. p. 8-19. Disponível em: www.scielo.br