Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO E ANÁLISE DE REDES DA PRODUÇÃO SOBRE CONTROLE GERENCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Controle Gerencial
Análise de Redes
Bibliometria

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens Relacionais às Organizações

Autores

Nome
1 - André Luís Faria Duarte
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
2 - Luiz Alexandre Valadão de Souza
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
3 - David Gradvohl de Macêdo
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - PPGA
4 - Josir Simeone Gomes
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Doutorado em Administração

Reumo

Diversos estudos realizados são úteis para demonstrar as interações entre os pesquisadores e a forma como se otimizam recursos, pois caracterizam claramente cada grupo e suas interações na transmissão do conhecimento (Castro, 2016). Dessa forma, recursos contidos no corpo social das instituições de pesquisa podem ser mobilizados em função de interesses comuns, atuando de forma a gerar sinergia entre os autores. Nesse sentido, a Análise de Redes Sociais possibilita a identificação de laços que se formam em função de interesses por temas como controle gerencial.
A questão analisada no presente estudo é: Como está caracterizada a rede de relacionamentos e colaborações entre pesquisadores de controle gerencial no Brasil. Desta forma, o objetivo da pesquisa é realizar mapeamento da produção acadêmica sobre controle gerencial, bem como caracterizar os relacionamentos e colaborações entre pesquisadores do assunto no Brasil.
O trabalho está fundamentado em autores que discutiram controle gerencial, bem como na análise de redes sociais (ARS). Kreutzer, Walter e Cardinal (2014), por exemplo, sustentam que a pesquisa sobre o controle organizacional faz distinção entre o controle do comportamento baseado na vigilância direta e pessoal do comportamento e no controle focado na mensuração de resultados. Para Costa e Almeida (2014), controlar é uma forma de orientar o direcionamento em função dos objetivos. Em relação à ARS, seu uso permite o mapeamento de relações de confiança, reciprocidade, valores comuns, propósitos c
Kreutzer, Walter e Cardinal (2014) sustentam que a pesquisa sobre o controle organizacional faz distinção entre o controle do comportamento baseado na vigilância direta e pessoal do comportamento e no controle focado na mensuração de resultados. Para Costa e Almeida (2014), controlar é uma forma de orientar o direcionamento em função dos objetivos. Quanto à ARS, seu uso permite o mapeamento de relações de confiança, reciprocidade, propósitos compartilhados e estrutura de disseminação de recursos, dentre outros (Rossoni, 2015).
A análise da evolução dos trabalhos sobre controle gerencial revela que o tema foi pouco abordado até 2001, tendo em 2002 um grande incremento. Desde então a produção vem aumentando de forma irregular, chegando ao auge em 2014. Quanto aos autores, a produção dos cinco autores que mais publicaram representa quase 30% do total pesquisado. Aproximadamente 84% publicaram apenas uma vez e pouco mais de 95% publicou até dois trabalhos. A rede formada é pouco densa, com vários grupos dispersos que não se interligam.
A análise dos dados da presente pesquisa nos permite concluir que a produção científica que aborda o tema controle gerencial, apesar de ter tido um incremento importante nos últimos anos, ainda tem como característica, ser ainda concentrada em poucos periódicos, e mais ainda, em poucos autores. A rede de autores é dispersa, pouco densa, e tem como característica a formação de vários pequenos componentes que publicaram apenas uma vez sobre o tema em questão.
Castro, M. D. P. (2016). Transmisión de Conocimiento y Análisis de Redes Sociales. Redes: revista hispana para el análisis de redes sociales, 27(2), 72-89.- Costa, T. A., & Almeida, S. R. V. (2014). Uma análise de Pesquisas Realizadas sobre Controle de Gestão em Empresas Internacionalizadas. Revista Foco, 7(2). Kreutzer, M., Walter, J., & Cardinal, L. B. (2014). Organizational control as antidote to politics in the pursuit of strategic initiatives. Strategic Management Journal, 9(36), 1317-1337. Rossoni, L. (2015). Bases conceituais da Análise de Redes Sociais. in: A. V. B. Bastos, E. Loiola,