Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NA APRENDIZAGEM COM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
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Palavras Chave

Inovação
Educação
Tecnologia da educação

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Roberto Sanches Padula
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
2 - MYRT THÂNIA DE SOUZA CRUZ
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUARIAIS
3 - Crisomar Lobo de Souza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA ADMINISTRAÇÃO
4 - Luciano Antônio Prates Junqueira
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP) - FEA/PUCSP

Reumo

A inovação na educação deve ter o propósito de aumentar o aprendizado do estudante. O uso de computador nas escolas é uma mudança de mídia que traz consigo uma possibilidade quase infinita de conteúdos e funcionalidades, mas não traz junto uma nova dinâmica de aula. As mídias e tecnologias que vão surgindo podem ser exploradas de maneiras criativas e inovadoras. A imersão em ambientes ricos em mídias leva os alunos a aprender de uma forma diferente, e fazem com que o professor também seja criativo nas abordagens, metodologias, soluções e práticas para manter a atenção dos alunos.
É importante pensar no uso da tecnologia na educação, uma vez que as mídias e tecnologias que vão surgindo, e que são usadas pelos alunos no dia a dia, podem ser exploradas de maneiras criativas e inovadoras, contribuindo tanto para o ensino formal quanto para o informal. Este artigo tem o objetivo de verificar como a utilização da tecnologia proporciona ganhos que podem aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos em curso superior em Administração.
A inovação em Administração está normalmente associada ao lucro, mas ela faz todo sentido na educação. A TI deve ser utilizada para criar novas formas de informação e conhecimento (KAMPILIS et al, 2012). Avaliar torna-se um processo hermenêutico, dialético, contemplando a investigação, interação, participação e negociação (Longo e Castro Araújo, 2016). No construtivismo, o conhecimento é construído com novas informações, que são constantemente reorganizadas, criando o entendimento e a habilidade de aprendizado, quando confrontadas com o mundo real (HEIN, 1995).
Foi utilizado um estudo de caso com objetivo de analisar o comportamento de uma turma de graduação de Administração quando submetida à aplicação da tecnologia da informação em práticas de avaliação, sendo elas a prova individual e seminário em grupo. Foram escolhidas pois se entende que sendo executadas por meio da tecnologia digital além da avaliação haveria ganhos no autoaprendizado dos alunos, por conta de facilidade para pesquisa, atitudes colaborativas, feedbacks mais rápidos e vivência no uso da tecnologia.
Atividades como prova e seminário servem ao propósito da expressão do aluno, que faz com que ele se aproprie mais efetivamente do conhecimento Ao utilizar práticas que podem ser comparadas às de empresas, as atividades passam a ter nova relevância para os alunos e associadas à busca de conteúdo e conversas entre alunos, tornam o ensino mais coerente com as teorias construtivistas e conectivistas A avaliação on-line se mostrou mais coerente com o professional que se tornarão os alunos As práticas se mostram como inovação educacional
No curso de Administração estudado, as disciplinas de inovação e de TI têm como objetivo gerar conhecimento para tomada de decisão gerencial e base para gestão e criação de vantagens estratégicas. As práticas apresentadas se mostraram coerentes com os conceitos apresentados neste artigo, referentes à inovação, ao uso da tecnologia digital, às teorias pedagógicas e aos desafios da avaliação. Com isso este artigo chegou ao seu objetivo de verificar como a utilização da tecnologia aumenta o interesse e conhecimento dos alunos do curso superior em Administração.
APARICI, R. (Org.). Educomunicación: mas allá del 2.0. Barcelona: 2010. ANDERSON, T.; DRON, J. Three generations of distance education pedagogy. International Review of Research in Open and Distance Learning. v. 12, n. 3, 2011. BOCCONI, S.; KAMPILIS, P. G.; PUNIE, Y. Innovating teaching and learning practices: key elements for developing creative classrooms in Europe. 2012. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Cortez editora, 2014. OECD. Inspired by technology, driven by pedagogy. [s.l.] OECD Publishing, 2010.