Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES NO DESEMPENHO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE INTEGRADO AO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO DOS MUNICÍPIOS DE COTIA E SÃO ROQUE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino profissional e técnico
Gestão escolar
Administração escolar

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - MARISE REGINA BARBOSA UEMURA
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Graziella Maria Comini
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração

Reumo

A educação técnica e profissional tem sido objeto de estudos nacionais e internacionais, mostrando sua importância no contexto econômico e social de diversos países do mundo, sobretudo para o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Embora não exista um sistema que avalie o ensino profissionalizante, os alunos da modalidade integrada podem realizar o ENEM. As escolas públicas predominantes de melhor desempenho no estado de São Paulo, além de algumas federais, são as chamadas ETECs (Escolas Técnicas Estaduais), geridas pelo Centro Paula Souza.
Quais as características e especificidades da gestão que proporcionam a estas escolas tais resultados? Para responder a esta pergunta de pesquisa será necessário identificar os fatores determinantes no desempenho das escolas de ensino profissionalizante integrado ao médio, que configura o objetivo principal deste trabalho. Partindo-se de fatores apontados pela literatura, pretende-se identificar os fatores determinantes no desempenho das escolas de ensino profissionalizante integrado no âmbito da gestão estadual do Centro Paula Souza.
Ensino profissionalizante: Dada sua trajetória histórica, a educação técnica e profissional no Brasil é vista por diferentes perspectivas. Avaliação do ensino técnico de nível médio : Diferentemente do ENEM, que avalia o ensino médio, e do IDEB, para o ensino profissionalizante de nível médio não há um sistema nacional de avaliação. Gestão escolar: literatura nacional e internacional aponta fatores que impactam o desempenho escolar. Os aspectos da gestão escolar que nortearam a coleta de dados: liderança; clima; professores; infraestrutura; gestão pedagógica; relação com famílias e práticas.
Estudo descritivo com abordagem qualitativa, a modalidade de estudo qualitativo escolhida foi o estudo de caso. Fontes de evidência: a pesquisa documental, as entrevistas e a observação direta. A pesquisa documental foi utilizada na obtenção de informações sobre a gestão das escolas. Para as entrevistas, três diferentes roteiros foram elaborados a partir dos fatores identificados na literatura nacional e internacional incluindo questões comuns e algumas específicas, relacionadas aos cargos exercidos por cada entrevistado (diretor, coordenador pedagógico/ orientador educacional e professor).
Os sete fatores citados pelos entrevistados são: (1) empenho e comprometimento dos professores; (2) motivação e foco de professores e alunos nos objetivos; (3) equipe de profissionais, incluindo coordenadores pedagógicos, coordenadores de curso e orientadores educacionais; (4) comprometimento e foco dos alunos; (5) envolvimento da família; (6) liderança e clima; (7) seleção de alunos. Os três primeiros foram apontados com maior ênfase pelos entrevistados. "Empenho dos professores” predominou na ETEC de Cotia e fstores “motivação e foco” e “equipe” predominaram em São Roque.
Conforme a literatura já comprovou, esta pesquisa também mostrou que não há fatores isolados que interferem no desempenho, mas sim existe uma inter-relação entre os predominantes, dadas as características e peculiaridades de cada escola. Não há escola bem-sucedida sem aluno interessado, não há escola de qualidade sem professor motivado, não há escola com bom desempenho sem equipe de gestão comprometida no alcance de bons resultados. Cada parte integrante deve procurar fazer o seu melhor, incluindo as instituições públicas responsáveis, almejando a verdadeira transformação na educação.
LVES, T.; PASSADOR, C. S. Educação Pública no Brasil: condições de oferta, nível socioeconomico dos alunos e avaliação. BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. 2008. CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, v. 5, n. 8, p. 27–41, 2011. COLEMAN, J. S. et al. Equality of educational opportunity [summary report]. 1966. FRIGOTTO, G. A Relação da Educação Profissional e Tecnológica com a Universalização da Educação Básica. 2007. SAMMONS, P.