2 - Márcio Shoiti Kuniyoshi UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO (UMESP) - Programa de Pós-graduação em Administração
Reumo
Os estudos atuais sobre liderança, entre os quais se podem citar Avolio e Dodge (2001), Gil et al(2011) e Samartinho(2013), convergem para a e-Liderança, um novo paradigma que se apresenta em resposta às transformações no mundo organizacional, em especial a questão do trabalho remoto. DasGupta (2011) afirma que os objetivos da liderança continuam: visão, direção, motivação, inspiração e confiança, entretanto, neste novo contexto, com equipes virtuais. Considerando que o trabalho remoto é uma realidade para as empresas do século XXI, a atuação do e-líder demanda novos estudos.
De acordo com o contexto apresentado, o problema que se apresenta são os possíveis desafios do líder, pois como ressalta Samartinho (2013) existe a “irreversibilidade dos atuais ambientes virtuais” (p.299) e os desafios a serem enfrentados pelos e-Líderes na busca dos resultados organizacionais. Estas afirmativas reforçam a oportunidade de pesquisas sobre liderança no ambiente virtual. Assim o objetivo deste estudo foi identificar os principais desafios enfrentados pelo líder no exercício da liderança no contexto do trabalho remoto
Estudos mais recentes enxergam a liderança como um processo. Samartinho (2013), por exemplo, ressalta a importância da atual abordagem menos individualizada e mais ampla, entendendo liderança como um processo que se efetiva em um ambiente complexo e dinâmico. Gil et al (2011) e Fonseca et al (2014) ressaltam o trabalho remoto e equipes virtuais como o novo desafio para os líderes. O trabalho remoto, segundo a SOBRATT (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades) é todo aquele executado fora do ambiente da empresa com uso de tecnologia de informação e da comunicação (TIC).
Para se atingir os objetivos propostos, optou-se por estudo caráter qualitativo e a pesquisa de natureza exploratória. Dadas suas características e seus objetivos, a ferramenta utilizada foi a entrevista com apoio de roteiro semiestruturado. A técnica de “saturação” ou de “redundância” (Godoy, 2010) foi utilizada para a definição do número de entrevistados: seis profissionais com experiência em liderança presencial e atuando com equipes remotas em empresas de médio e grande porte, de segmentos diversos.
Controle: resultados corroboram os estudos que apontam para a grande mudança na postura do líder: aprender a controlar por resultados e estar disponível para orientar e dar feedback. Motivação: corroboram estudos e demonstram caminho para manter a equipe motivada e comprometida, em ambiente mediado pela tecnologia. Adaptação ao novo modelo: corroboram estudos sobre a necessidade de adaptação as novas formas de trabalho flexíveis e mediadas pela tecnologia, demonstrando que pode ser mais complexa ainda para o líder, que precisa estar atento também à adaptação da equipe.
Lidar com os desafios pesquisados, que se misturam, se entrelaçam, se sobrepõem compondo uma rede de desafios para do e-Líder, exige dele esforço, treinamento e disciplina, sendo esta última objeto de ênfase de todos entrevistados. Assim, ressalvando-se limitações típicas da pesquisa qualitativa, pode-se propor aos e-Líderes o caminho do método de trabalho disciplinado, com a utilização dos recursos tecnológicos e da infraestrutura de forma intencional, planejada e metódica como instrumento não só para acompanhamento e controle, mas também para motivação e adaptação da equipe.